terça-feira, abril 23, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Prefeito manda interditar o Bar Locomotiva por 7 dias por desacatar as orientações sanitárias e causar aglomerações

O prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, determinou que o Setor de Fiscalização da Municipalidade interditasse o Bar Locomotiva, na Ilha Lazareto. Desde o começo da pandemia, sempre que houve flexibilização, o proprietário do estabelecimento comercial descumpriu as normas de segurança sanitária permitindo aglomerações, não acatando os inúmeros pedidos que recebeu no sentido de cumprir com as regras.

No último final de semana uma multidão se aglomerou no bar e choperia, que resultou em várias denúncias, inclusive com fotos em redes sociais, que chegaram à prefeitura. Vale ressaltar, os bares e restaurantes podem funcionar na atual fase da pandemia em Além Paraíba, mas é proibida aglomeração e o número de clientes deve ser reduzido.

Ante a contumaz desobediência do estabelecimento o bar foi interditado até a próxima 3ª feira, 7 de setembro, só podendo voltar a funcionar no dia seguinte (08). O proprietário recusou-se a receber a notificação, mas o termo foi lavrado na presença de testemunhas e pelos fiscais da municipalidade que são detentores de fé pública.

Se o proprietário insistir em abrir o estabelecimento comercial mesmo interditado, o bar será multado, a interdição aumentada e o fechamento poderá ocorrer com uso de força policial. O prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior afirmou que todos os bares sabem do que lhes é ou não permitido e que não haverão novas reuniões ou tentativas de diálogo: Descumprimentos do Decreto ensejarão imediata interdição em nome da saúde pública.

Fonte: Comunicação PMAP

Dois pesos e duas medidas

Do editor (*)

Correta foi a penalidade imposta pelo prefeito Miguelzinho ao interditar o Bar e Choperia Locomotiva cujo proprietário recusou-se a atender as regras que surgiram devido a pandemia da Covid-19. Regra é para ser cumprida e não discutida, desde que esta seja em benefício da população em geral. Portanto, nota DEZ para o prefeito e sua camarilha.

Entretanto, a autorização do velório do pastor Marson Leite, vítima da Covid-19, na Quadra de Esportes da Vila Caxias, foi algo absurdo se levado em conta as dezenas de vítimas da doença que não puderam ser veladas por seus familiares devido a mesma regra que puniu o proprietário do Bar e Choperia Locomotiva – é proibida a aglomeração.

No nosso entendimento, e isto foi enfatizado pelo médico do Hospital São Salvador que está à frente do combate ao coronavírus em Além Paraíba, Dr. Rafael Gracioli, o HSS não autorizou o velório (vide áudio ao final da matéria). No entendimento à sua afirmativa, somente o médico poderia liberar o velório, o que não foi recomendado ainda mais que o aumento no número de casos da Covid-19 tem sido uma constância nos últimos dias. Mais interessante ainda é um leigo no assunto, no caso o chefe de gabinete do prefeito, ultrapassando seus limites de capacitação, autorizar o velório, algo que não é de sua competência. Como dia o ditado popular, o que pode ser citado como regra, “cada macaco no seu galho”, o que não foi obedecido pelo dito cujo, que como o proprietário do bar Locomotiva deveria ter suas atividades suspensas por pelo menos sete dias.

Devo salientar que nada tenho contra a pessoa do finado pastor, que muito lamento a perda e direciono os meus votos de pesar aos seus familiares. Mas ao ver a aglomeração, que contou até com vereador sem máscara, muito duvido se isto ocorreria se existisse alguém de pulso firme à frente da Pasta da Saúde, como era o da ex-secretária Bethânia Reis de Souza que, em determinada ocasião, mandou até mesmo suspender um leilão de veículos que estava acontecendo na mesma Quadra de Esportes da Vila Caxias.

Com todo o respeito á comunidade evangélica alemparaibana, esta é a minha opinião, um direito que tenho enquanto estiver em vigor a Carta Constitucional de nosso país que defende a liberdade de expressão. E para finalizar, infelizmente vejo que em Além Paraíba “tudo continua como dantes no quartel de Abrantes”, ou seja, dependendo da situação prevalece no seio da atual administração a existência de dois pesos e duas medidas.

(*) Flávio Senra é, desde junho de 1993, o editor do Jornal Além Parahyba