quinta-feira, abril 25, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTESNOTÍCIASREGIÃO

Atleta de Cataguases é vice-campeão brasileiro de Karatê

Ele representou Minas Gerais na Copa Brasil de Karatê, no último domingo.

O atleta cataguasense Abraão Theodoro da Silva, de 33 anos, sagrou-se vice-campeão da Copa Brasil de Karatê Esportivo. A competição aconteceu no Rio de Janeiro, dia 18 de setembro, e foi organizada pela Confederação Educacional Esportiva Brasileira de Karatê (CEEBK). Abraão, que é faixa preta, traz o esporte no sangue; Seu pai é professor da modalidade em Cataguases e seu treinador, e sua irmã, Suem Maciel da Silva, é faixa marrom e também atleta, que aparece na foto acima ao lado de Kyoshi Gilles Willemin, o presidente da Confederação.

Abraão conta que foi escolhido para representar Minas Gerais na competição “devido ao seu histórico esportivo, porque não estão sendo realizados campeonatos por causa da pandemia”, explicou. E seu currículo no esporte é mesmo de um campeão. Ele começou a praticar Karatê aos seis anos de idade. A primeira faixa, amarela e o primeiro título veio aos oito anos quando sagrou-se campeão regional na sua categoria. E não parou mais. Em 2004 conquistou a faixa preta 1º Dan após ser aprovado em exame pelo mestre Sensei Teruô Furushô 7º Dan de Karatê-Do Shotokan.

Em 2005 foi campeão no II Campeonato Brasileiro Militar realizado em Ubá, e primeiro lugar na Copa Ubá Ary Barroso de Karatê. É também campeão de Kumitê na Primeira Copa da Zona da Mata de Karatê da Federação Interestilos Mineira, realizado em Santana de Cataguases/MG, e campeão do 1º Sulamerican Open Taekwondo Championship, além de segundo colocado na Copa Áthyla Maia de Taekwondo. Abraão também atua como professor na Academia Mente Sã de Karatê, em Cataguases, e árbitro de competições.

Filho do renomado professor de Karatê em Cataguases, Sensei Bené (José Benedito da Silva), que é seu treinador e fundador da Equipe Mente Sã de Karatê na cidade, Abraão é irmão do também faixa preta, Arão Benedito, e de Suem, atualmente faixa marrom. Para ele o vice-campeonato brasileiro é a “recompensa por todo esse tempo de dedicação aos treinos, mesmo na pandemia que nos deixou longe das competições”, afirma. Ele completa dizendo que além de ser “mais uma conquista para meu histórico esportivo, é um incentivo para que eu busque sempre melhorar no karatê. Foi um degrau importante para me deixar mais confiante diante do novo desafio de enfrentar um mundial.” Em 2022 ele vai representar o Brasil no Mundial de Karatê na Itália.

Fonte: Site Marcelo Lopes

Fotos: Acervo Abraão Theodoro da Silva