sexta-feira, abril 19, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Ex-deputado Isaac Alcolumbre, primo do ex-presidente do Senado Federal, é preso pela PF e tem iberdade negada pela Justiça do Amapá

Empresário vai seguir preso após ser alvo de operação da PF que investiga esquema internacional de tráfico de drogas entre o Brasil e países da América do Sul. Esposa de ex-deputado preso pela PF no Amapá tem cargo no gabinete do senador Davi Alcolumbre.

Operação Vikare – PF cumpriu mandados no aeródromo de propriedade de Isaac Alcolumbre — Foto: Polícia Federal/Divulgação

O juiz Jucélio Fleury Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Amapá, negou o pedido de liberdade provisória para o ex-deputado Isaac Alcolumbre, preso na semana passada, quarta-feira (20), pela Polícia Federal no âmbito da operação Vikare, que investiga um esquema internacional de tráfico de drogas entre o Brasil e países da América do Sul, como Colômbia e Venezuela.

Isaac é o proprietário de um aeródromo – um pequeno aeroporto – a 12 quilômetros da área urbana de Macapá onde, segundo a PF, funcionava uma espécie de “base” para abastecimento de combustível e manutenção de pequenas aeronaves vindas da Colômbia e Venezuela que distribuíam drogas para outras regiões do Brasil a partir do Amapá.

Davi Alcolumbre e Isaac Alcolumbre são primos — Foto: Agência Senado

Na decisão que manteve a prisão preventiva, o magistrado ressaltou que a prisão pode garantir a regularidade da instrução processual.

“Dessa forma, a medida é contemporânea e se faz necessária, sendo que as demais alternativas à prisão não se mostram suficientes para desmantelar a organização criminosa, que tinha como ponto de apoio essencial o aeródromo do investigado ora preso”, destaca o documento.

No pedido, a defesa alegou que Isaac não teve acesso aos advogados na hora do cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa dele. Alegou ainda que o empresário tem comorbidades, e que sua prisão trás riscos à saúde por causa da Covid-19.

O juiz não considerou as duas pontuações da defesa, alegando que o ex-deputado teve cerceamento e defesa, que o mandado foi cumprido dentro da legalidade e que o fato de Isaac ter comorbidades não impede o encarceramento.

O ex-deputado foi encaminhado para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Sobre o conteúdo das denúncias que levaram à prisão, a defesa negou o tráfico de drogas.

“Vamos comprovar de maneira muito tranquila que o senhor Isaac Alcolumbre jamais teve qualquer tipo de ligação com o tráfico internacional de drogas ou qualquer outro tipo de ilícito nesse quadro”, declarou o advogado Carlos Alberto Araújo de Souza.

Esposa de ex-deputado preso pela PF no Amapá tem cargo no gabinete de Davi Alcolumbre

A esposa do ex-deputado estadual pelo Amapá, Isaac Alcolumbre, preso na semana passada pela Polícia Federal, está lotada desde 2015 no gabinete do senador Davi Alcolumbre. Isaac e Davi são primos e a mulher ocupa o cargo de ajudante parlamentar pleno com salário mensal de R$ 3,8 mil.

Vânia Maria Fernandes de Souza Alcolumbre está lotada no escritório de Davi em Macapá, mesma cidade onde o marido foi preso no âmbito da operação Vikare, que apura um esquema criminoso de tráfico internacional de drogas.

Isaac é o proprietário de um aeródromo, e a PF cumpriu mandados no local, apreendeu aeronaves e diversos carros de luxo que estavam guardados no aeródromo.

A defesa do ex-deputado negou as acusações de tráfico de drogas completando que “não está envolvido em nada”.

O senador Davi Alcolumbre, mesmo sem ser alvo da operação, comentou em nota a ação. Disse que soube da operação pela imprensa, confirmou que um parente é investigado.

O senador espera que a Polícia Federal cumpra de forma institucional com o seu dever”, diz a nota. Questionado sobre a nomeação de Vânia, não houve resposta.

Fonte: G1 AP — Macapá