quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Surto faz cidade de MG ‘modelo contra Covid’ se trancar e decretar emergência

Botumirim teve uma explosão de casos confirmados após a realização de uma festa

Cidade de pouco mais de 6 mil habitantes tem hoje 59 pessoas em isolamento.

A pequena cidade de Botumirim, que fica no Norte de Minas e tem pouco mais de seis mil habitantes, mudou a rotina drasticamente nesta semana. O município que ficou entre os seis do país sem registro de Covid-19 por oito meses, hoje vive um surto da doença.

De quinta-feira (21) e até segunda (25) foram confirmados 34 casos do novo coronavírus. Por isso, a prefeitura decretou situação de emergência e decidiu “recolher” os moradores dentro de casa. 

Agora, somente tem autorização para funcionar o comércio considerado essencial. Os demais devem ficar fechados pelo menos até o dia 6 de novembro. O decreto, assinado pela prefeita Ana Pereira Neta (PSC), a Naninha, ainda diz que a desobediência das regras será punida.

Nesta terça-feira (26), a cidade tem 59 pessoas em isolamento e pelo menos 37 com o vírus ativo confirmado. Desde o início da pandemia, foram 284 casos confirmados e cinco óbitos registrados.

Foco de contaminação

A causa do surto ainda é investigada, mas a principal suspeita é de que as contaminações se alastraram após a realização de uma festa, que teria reunido cerca de 30 participantes. Dentre os convidados e infectados estão servidores da área da saúde.

Por isso, uma UBS (Unidade Básica de Saúde) teve os atendimentos presenciais suspensos na última sexta-feira (22). Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAs) e o Conselho Tutelar também tiveram os atendimentos interrompidos para desinfecção das instalações.

Situação de emergência

Por causa da situação de emergência, as aulas continuam suspensas e a Secretaria Municipal de Saúde está com todo o atendimento presencial suspenso por 15 dias, desde o dia 22. Já o atendimento nas UBS permanece em caráter excepcional prioritário para os serviços considerados de urgência. 

A prefeitura também decretou que as viagens para tratamento fora do município devem ser submetidas às recomendações da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, todos os eventos esportivos, culturais, turísticos e de agricultura também estão proibidos por duas semanas.

Fonte: O tempo