sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Dona Euzébia sedia Audiência Pública sobre revitalização da ferrovia na região

Evento também vai abordar o tratamento de esgoto dos municípios do Ceivap.

Dona Euzébia vai sediar no próximo dia 19 de novembro, Audiência Pública para tratar o desenvolvimento da Zona da Mata, especificamente sobre a revitalização da ferrovia na região, chamada Linha Mineira, e o tratamento de esgoto nos municípios inseridos no Ceivap.

O evento está previsto para começar às 13 horas, no Clube Xopotó, e vai contar com a participação dos deputados estaduais Fernando Pacheco, representante da região na Assembleia Legislativa, e João Leite, presidente da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, entre outras autoridades neste assunto, além do prefeito anfitrião, Manoel Franklin, o Nenzinho, que fará a abertura.

A programação do encontro consta palestra com os seguintes temas: “Programa de Tratamento de Águas Residuárias – PROTRATAR/CEIVAP”, que será proferida por André Marques, diretor presidente da Agevap. A Audiência Pública começa em seguida com o deputado João Leite, que vai abordar a “Revitalização da Linha Mineira para transporte de passageiros intercidades, urbanos, turismo e Cargas” utilizando para isso dos recursos da multa aplicada na Ferrovia Centro Atlântica – FCA.

Logo depois, é a vez do economista e presidente do Circuito Turístico Serra de Minas, Jershon Aires de Morais, que fará a leitura do documento intitulado “Carta de Dona Euzébia”. Já o professor Antônio Pastori, mestre em Economia e pós-graduado em Engenharia Ferroviária, dará sequência ao evento com o tema “O Desenvolvimento da Zona da Mata e a Revitalização da Linha Mineira.

O diretor presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF – Bruno Crivelare Sanches vai falar sobre o trabalho da entidade que preside e seus objetivos, e o presidente do Circuito Ferroviário Vale Verde, Cezar Mori, vai falar sobre “O renascer da ferrovia mineira”. O encerramento será feito pelo presidente da Câmara Municipal de Dona Euzébia, vereador Gilmar Antônio Gonzaga, após o pronunciamento do deputado estadual Fernando Pacheco.

Fonte e foto: Site Marcelo Lopes – Cataguases