sábado, abril 20, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Bolsonaro vai se filiar ao PL em evento no dia 22, antecipa assessoria da sigla

Presidente, no entanto, ainda não confirmou esse evento de filiação. Ele se reuniu com Valdemar da Costa Neto, presidente da legenda, no Planalto.

Bolsonaro pretende se filiar ao PL. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma mensagem da assessoria de imprensa do PL circulou entre os jornalistas, ontem, quarta-feira (10), informando que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai assinar a ficha de filiação da legenda em evento político no dia 22, às 10h, mas não informou o local onde ocorrerá tal evento, indicando apenas que será em Brasília.

Bolsonaro esteve com o presidente da sigla, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, no Palácio do Planalto. Há expectativa de declarações do ex-deputado sobre o assunto.

Do lado de Bolsonaro, no entanto, essa informação não foi confirmada. Porém, mais cedo, ele afirmou, em entrevista a uma rádio capixaba, que só falta definir as indicações do partido para São Paulo, estado que elegeu um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PSL.

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que segue apoiando o presidente, também já demonstrou interesse em disputar o governo de São Paulo no próximo ano.

“Vou conversar com Valdemar Costa Neto e acho que devemos bater o martelo. Só tem um pequeno detalhe que envolve São Paulo. Se eu vier a disputar a reeleição, quero ter candidato ao governo de São Paulo, ao Senado e uma bancada de indicados (ao Congresso Nacional)”, declarou o presidente Bolsonaro à Rádio Cultura FM. 

Aliança com o Centrão

Sem partido desde novembro de 2019, quando deixou a sigla pela qual foi eleito, o PSL, Bolsonaro também cogitou se filiar ao PP, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), e do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI), além do PRB.

Essas três siglas, PL, PP e PRB (Republicanos), compõem o bloco conhecido como Centrão, que era criticado por Bolsonaro durante a campanha de 2018 e por membros do seu governo, incluindo os filhos Carlos, que é vereador pelo Republicanos no Rio de Janeiro, e Eduardo.

Na terça-feira (9), depois de ter confirmado que iria se filiar ao PL, Bolsonaro recebeu algumas críticas, algumas inclusive de apoiadores. Por isso, aproveitou uma entrevista ao canal Jornal da Cidade Online para desabafar seu impasse às vésperas das eleições federais de 2022:

“Se você tirar o Centrão, tem a esquerda. Para onde é que eu vou? Tem que ter um partido, se eu tiver que disputar as eleições do ano que vem. Pessoal critica: ‘Ah, o cara está conversando com o ‘centrão’. Quer que eu converse com o PSOL, com o PCdoB, que não é Centrão?”, ironizou o presidente.

O anúncio da entrada de Bolsonaro no PL, no entanto, causou uma divergência na legenda. O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), já expôs seu incômodo com o provável novo correligionário.

Fonte: O Tempo