quinta-feira, abril 18, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Holanda antecipa fechamento de lojas por recorde de casos de Covid

Estabelecimentos funcionarão com horários especiais em medida que tenta desacelerar o contágio com novo coronavírus no país.

Países da Europa sofrem com escalada do novo coronavírus pelo continente. (Foto: EVA PLEVIER/REUTERS)

Enquanto no Brasil vários municípios começam a liberar máscaras e até mesmo eventos, não bastasse propagando que irão promover os tradicionais eventos de final de ano com fogos de artifícios e shows, bem como a realização do carnaval 2022, vários países da Europa começam a tomar outras medidas protetivas já que, com a chegada do inverno, um novo surto da Covid-19 surgiu de forma avassaladora.

O governo da Holanda, pçor exemplo, determinou na última sexta-feira (12) que, a partir do sábado, o fechamento de lojas não essenciais acontecerá às 18 horas, e o de hotéis, supermercados e farmácias, às 20 horas, em medida para tentar combater o aumento de casos de Covid-19, um dia depois que o país registrou recorde de contágios.

“As restrições são inevitáveis”, declarou o primeiro-ministro interino, Mark Rutte, em entrevista coletiva.

“O vírus está em toda parte, em todas as idades e em todos os setores”, completou. As medidas que entraram em vigor no sábado serão aplicáveis até pelo menos 4 de dezembro e exigirão que as pessoas nos bares, terraços e restaurantes permaneçam sentadas o tempo todo. As lojas não essenciais terão que deixar de prestar serviços a partir das 18 horas.

O fechamento dos restaurantes às 20 horas é uma concessão do governo para o setor, pois as autoridades originalmente planejavam antecipar o encerramento das atividades para as 19 horas. Depois desse horário, os estabelecimentos poderão continuar servindo alimentos para entrega.

Em universidades e centros de treinamento, o número máximo de alunos por sala de aula será de 75 pessoas, medida que não terá que ser aplicada no caso de uma prova. Da mesma forma, o passe Covid será mantido para acesso a hotéis, cinemas, teatros, piscinas e academias, bem como o uso de máscara em supermercados, lojas não essenciais, transporte público e edifícios oficiais.

Rutte pediu que as empresas implementem o teletrabalho sempre que possível e recomendou que a população limite as visitas a quatro pessoas por domicílio e restabeleçam a distância de segurança de 1,5 metro em locais onde não é solicitado um passe Covid.

Se alguém apresentar resultado positivo, a quarentena será aplicada não só à pessoa infectada, mas também às demais que vivem com o paciente. Os eventos esportivos voltarão a ter portões fechados durante as próximas três semanas, incluindo todos os jogos do Campeonato Holandês de futebol e a partida decisiva da seleção nacional contra a Noruega, em Roterdã, que realizada ontem (16), pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

O premiê descartou outras medidas mais duras exigidas pela equipe de gestão de surtos, um grupo de especialistas que aconselha o governo e sugeriu o fechamento de cinemas e teatros e o cancelamento de eventos em massa.

Entretanto, o gabinete de Rutte vem considerando pedir ao Parlamento a prorrogação do passe Covid, que atualmente é necessário para entrar em bares, restaurantes, piscinas e academias. Atualmente, para obter um documento do tipo, é preciso atender pelo menos a um dos três requisitos: ter um cronograma completo de vacinação, ter tido a doença recentemente ou apresentar um teste negativo.

A medida é conhecida como 3G na Alemanha e na Áustria, mas o governo holandês quer passar para 2G, eliminando a opção de teste negativo. A ideia é aumentar o número de pessoas vacinadas.

Na próxima semana, terá início a aplicação de doses de reforço de imunizantes contra a Covid-19 em pessoas com mais de 80 anos, trabalhadores da área de saúde e funcionários de asilos e casas de repouso.

A Holanda registrou 16.287 novos casos de coronavírus njo dia 12, quase o mesmo número do dia anterior, quando foi atingido o maior número desde o início da pandemia, com 16.364. A incidência é de 93,2 infecções por 100 mil habitantes.

“A pressão sobre o sistema de saúde é de novo extremamente alta. As cirurgias de quadris, joelhos e coração estão sendo adiadas novamente, às vezes pela segunda vez”, alertou o primeiro-ministro.

A porcentagem da população acima dos 12 anos de idade sem o regime completo de vacinação contra o coronavírus é de 17,6%, mas os não vacinados ocuparam 56% dos leitos hospitalares para pacientes com Covid-19 em outubro. O número subiu para 70% nas unidades de terapia intensiva, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde holandês.

Outros países, como a Áustria e Alemanha, aí incluídos alguns do Leste Europeu que foram fortemente atingido por uma nova onda, também começaram a tomar medidas restritivas para novamente enfrentarem a Covid-19.

Fonte: R7.com com informações da Agência EFE e REUTERS