sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Faleceu Aquiles Branco, ex-vereador de Cataguases

Faleceu na noite de ontem, terça-feira, 23 de novembro, em Cataguases, o ex-vereador, Aquiles Branco Ribeiro (foto), aos 78 anos de idade. Ele nasceu em Belo Horizonte aos 13 de agosto de 1943 e veio para Cataguases ainda criança. A causa de sua morte não foi revelada. Seu velório está sendo realizada na Capela São Cristóvão das 7 horas às 11 horas desta quarta-feira, 24, sendo que o sepultamento ocorrerá em seguida. Aquiles teve dois irmãos, Pedro, já falecido, e o escritor Joaquim Branco.

Aquiles era formado em Administração de Empresas e dedicou grande parte de sua vida à divulgação das artes e do artesanato da região. Foi um dos fundadores da Associação de Artesãos de Cataguases (Catart) e seu presidente eleito durante 8 anos. É autor do livro “Voo das cinco” e organizou outros dois: um com crônicas de Manuel das Neves e outro com histórias de sua mãe, Ruymar Branco Ribeiro, “Histórias da Rua do Pomba”

Paralelamente desenvolvia um trabalho voluntário na Associação dos Diabéticos de Cataguases (ASSODICAT), da qual foi seu presidente. Lá, criou um núcleo para informar, divulgar e atender a carência dos diabéticos na cidade, dando atendimento pleno especializado com ajuda médica e outras demandas. Em 2016 decidiu candidatar-se a vereador tendo sido eleito. Exerceu o mandato entre 2017 e 2020 quando não conseguiu se reeleger.

Fonte: Marcelo Lopes – Cataguases