sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Programa de Educação Ambiental da CBA recebe o selo “SEMAD Recomenda”

Atuação foi reconhecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Realizado há exatamente 20 anos pela Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, o Programa de Educação Ambiental – PEA das Unidades Poços de Caldas e Zona da Mata receberam, nessa quarta-feira, 24 de novembro, o selo “SEMAD Recomenda”, concedido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). A certificação é voltada para projetos que buscam a manutenção do equilíbrio ambiental por meio de ações práticas de proteção e conservação.

Criado em fevereiro de 2020, o Selo “SEMAD Recomenda” objetiva reconhecer, incentivar e divulgar os programas e projetos com foco no meio ambiente, que reforcem a adoção de práticas de conservação dos recursos naturais, proteção à biodiversidade, promovam melhorias no saneamento, realizam a gestão de resíduos sólidos, ações de economia circular e de educação ambiental, práticas de incentivo ao turismo ecológico, dentre outras ações que promovam o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

Essa é mais uma conquista que reforça o compromisso da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) por um modelo de mineração cada vez mais sustentável. De acordo com o gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, a certificação vem coroar um trabalho contínuo realizado pela CBA durante as duas últimas décadas. “Trabalhamos junto às comunidades, nossos parceiros, empregados e empregadas, levando as ações e práticas socioambientais da operação e ampliando o conhecimento das pessoas sobre a mineração da CBA. O outro grande objetivo do PEA é ampliar a consciência de todos e todas, seja dentro ou fora do setor mineral, para agir de forma mais responsável em relação ao meio ambiente”, destaca.

Para o gerente da unidade da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, “esta é uma chancela da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) que atesta o compromisso da CBA com a geração de impactos socioambientais positivos e com as melhores práticas de mineração do mercado, na busca constante para um desempenho cada vez mais sustentável através da promoção de ações de educação ambiental. O reconhecimento aponta que seguimos os mais altos padrões de sustentabilidade, gerando valor compartilhado para as comunidades onde estamos presentes”, avalia.

PEA 20 Anos

Desenvolvido há 20 anos pela Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Composto por 8 projetos: Conhecendo a CBA; Educação Ambiental no Campo; CBA na Comunidade; Curso de Atualização em Educação Ambiental; Chega mais, Comunidade!; Semana Interna de Meio Ambiente; Chega mais, Família! e Educação Ambiental para Empregados, o PEA já contou com a participação de mais de 140 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui operações mineiras de bauxita.

Fonte e foto: Ideia Comunicação