sexta-feira, abril 19, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTESLOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Faleceu Agostinho Lobo, o Parode, um dos maiores nomes do futebol alemparaibano

Parode ainda garoto com 16 anos atuando como titular na equipe do Esporte Clube Santa Maria, início dos anos da década de 1960. Em pé: Delci Delphino, Celso Garcia, Zé Noel, Carioca, Agostinho Parode, Antônio Ricardo e Jairo Piau. Agachados: Newton Esuqerdo, Severino, Benegué, Miguel e Macumba.

Faleceu nesta quarta-feira, dia 05 de janeiro, um dos grandes nomes do futebol alemparaibano, Agostinho Lobo, o Parode. Casado com Jane Senra Lobo, Parode foi gerente geral da Fabrica de Tecidos Dona Isabel, anteriormente chamada de Companhia Industrial de Além Paraíba, onde se aposentou.

Considerado como o mais completo zagueiro que já atuou dentro das quatro linhas do esporte bretão de Além Paraíba, Parode começou sua carreira no Esporte Clube Santa Maria. A seguir, foi atuar no Ciap Esporte Clube, time que tinha como principal patrocinador a Companhia Industrial de Além Paraíba, onde inclusive foi funcionário dedicado até sua aposentadoria. Com a extinção de vários clubes alemparaibanos que resultou na criação do Esporte Clube Além Paraíba, Parode foi titular absoluto na zaga da equipe que fez grande sucesso em toda região no final dos anos de 1960 e início dos anos de 1970.

Em 1969, no auge de sua carreira, atuou em uma partida contra o Botafogo de Futebol de Regatas, do Rio de Janeiro, tendo ao seu lado nada mais nada menos que o bi-campeão mundial Nilton Santos, reconhecido mundialmente como a “Enciclopédia do Futebol Mundial”. Após a partida, que terminou empatada em um a um, Parode, segundo alguns amigos que atuaram no jogo, foi elogiado por Nilton Santos, sendo que este teria lamentado não ter tido o prazer de atuar ao lado do craque alemparaibano.

“Parode foi o mais completo zagueiro da história do futebol alemparaíbano. Tinha vaga em qualquer clube do Rio de Janeiro e São Pàulo em sua época, e hoje seria titular absoluto em sua posição em grandes clubes, como Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro, só para lembrar os três últimos campeões brasileiros”, disse Getúlio Taranto, outro grande craque do futebol alemparaibanos das décadas de 1960 e 1970.

Parode era muito querido por seus amigos e tinha uma legião de fãs que o viram atuar pelas equipes alemparaibanas em que passou. Aos seus familiares, a direção e colaboradores do ALÉM PARAHYBA deixa aqui registrado os votos de grande pesar pela irreparável perda.

E numa homenagem ao grande craque do futebol alemparaibano, cinco imagens de Parode com seus companheiros de equipe quando atuou pelo Santa Maria, Ciap e Além Paraíba…