sexta-feira, abril 19, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Presidente Bolsonaro defende auto-testes para interromper a transmissão de Covid

Novas doses da vacina infantil contra Covid-19 chegarão aos estados. Além Paraíba registra 38 novos casos de Covid em apenas dois dias.

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para defender a implementação dos auto-testes para detectar a Covid-19 no Brasil. “O uso do auto-teste pode garantir o início mais rápido das ações para interromper a cadeia de transmissão”, escreveu, depois de anunciar ter encaminhado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informações sobre a medida no âmbito do que chamou de Plano Nacional de Expansão da Testagem.

Segundo o presidente, o governo federal pretende possibilitar que os exames sejam disponibilizados em farmácias, drogarias e outros estabelecimentos de saúde para que os cidadãos interessados em comprar o produto tenham acesso a ele e consigam realizar o diagnóstico em casa. Atualmente, a detecção da Covid-19 precisa ser feita em ambiente controlado, como em unidades de saúde básicas, postos volantes, farmácias, clínicas, laboratórios e hospitais.

O surto de gripe que se espalhou pelo Rio de Janeiro e São Paulo no final do ano passado agora atinge pelo menos 22 estados e o Distrito Federal, que confirmaram o aumento de casos, óbitos e atendimentos por conta da variante H3N2 da influenza. O espalhamento do vírus foi confirmado pelas secretarias estaduais de Saúde.

Os outros quatro estados (Alagoas, Sergipe, Mato Grosso e Paraíba) não responderam aos questionamentos. No entanto, ao menos três das capitais desses estados, Maceió, Cuiabá e João Pessoa, também registraram um surto de gripe nas últimas semanas.

Cientistas afirmam que 2022 será com menos mortes por Covid

A pandemia entrou em seu terceiro ano no Brasil com número de casos de covid-19 explodindo, mas, ao mesmo tempo, com esperança de dias melhores. Especialistas em saúde preveem um cenário com menos mortes neste ano, mas revelam incertezas em relação ao fim da pandemia devido à onda de ômicron e a um eventual surgimento de novas variantes do coronavírus. A previsão de menor letalidade tem como base o avanço da vacinação.

Para Ana Brito, pesquisadora da Fiocruz, o cenário de 2022 é “bem melhor que o do ano passado”. “Nós agora temos instrumentos e um arsenal terapêutico e profilático suficiente para interromper a transmissão desse vírus, ou seja, para que toda população do mundo seja vacinada. Isso é fundamental”, afirma a epidemiologista.

Novas doses de vacian infantil chegarão aos estados

Um voo com mais 1,2 milhão doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a covid-19, vindo de Amsterdã, na Holanda, pousou domingo (16) no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), segundo informações do Ministério da Saúde. Inicialmente, a previsão era que esse lote — o segundo — fosse chegar no dia 20 de janeiro, mas a entrega foi antecipada pelo laboratório.

Os imunizantes são destinados a crianças de 5 a 11 anos de idade. A antecipação da entrega permitiu que os estados recebessem doses hoje, terça-feira (18). A primeira remessa da vacina infantil, também composta por 1,2 milhão de doses, chegou ao país na madrugada da última quinta-feira (13) e foi distribuída pelo Ministério da Saúde aos estados e ao Distrito Federal.

Minas vai viver a pior transmissão de Covid

Minas Gerais vai vivenciar, até o final de janeiro, um recorde de casos diários de Covid-19 ainda não observado desde o início da pandemia. A alta na transmissão causada pela variante ômicron, que já infectou ao menos 226 pessoas em 30 municípios, deve atingir o pico nas duas próximas semanas, e pode trazer de volta restrições de circulação e no comércio e causar um colapso no funcionamento de serviços essenciais. Na contramão do crescimento de diagnósticos positivos para a doença, cerca de 3 milhões de mineiros estão com a dose de reforço da vacina contra o coronavírus atrasada.

“A ômicron vai disseminar tão rápido que os serviços essenciais vão ficar colapsados por tantas pessoas doentes. Serviços de saúde, de transporte público vão ser impactados por números de pacientes sintomáticos que não vão poder conviver”, afirmou o Secretário de Saúde Fábio Baccheretti.

Além Paraíba cadastra crianças para vaciunação

Pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos que serão vacinadas contra o covid-19 já podem cadastrá-las.  Crianças que residem em área de ESF (Estratégias de Saúde de Família), devem se cadastrar em Angustura, Goiabal, Parada Breves, Jardim Santa Rosa-Morro da Conceição, Vila Caxias, Jardim Paraíso e Jaqueira.

Crianças que residem em bairros fora da área de ESF devem realizar o cadastro pelo whatsapp 9-8871-8028, o eu incluí parte da Praça da Bandeira, Vila Laroca, Morro São Sebastião, Banquera, Terreirão, Ilha do Lazareto, Porto Novo, Porto Velho e Aterrado.

Para se cadastrar é preciso apresentar cartão do SUS de Além Paraiba, comprovante de residência e CPF dos pais. Caso o cartão SUS da criança ou dos pais não seja de Além Paraíba, o mesmo precisa ser atualizado na Secretaria de Saúde.

Assim que o município receber as doses, a programação da vacinação das crianças será divulgada. Maiores informações pelos telefones 9-8871-8028 e 3462-6800.

A programação de vacinação contra Covid em Além Paraiba continuará sendo realizada esta semana, nas Unidades de Saúde do município. Ontem (segunda-feira / 17), pela manhã, a vacinação aconteceu na Unidade Alice Fernandes, no Jardim Santa Rosa e Morro da Conceição. Das 13:00 às 16:00 horas foi realizada no Goiabal. Hoje (terça-feira / 18), das 08:00 às 12:00 horas, será na Rua da Mangueira, em Vila Caxias, e das 13:00 às 16:00 horas, na Jaqueira.

Durante toda esta semana serão aplicadas:

1ª dose PFIZER para ADOLESCENTES e ADULTOS acima de 12 anos que ainda NÃO TOMARAM nenhuma dose de vacina.

2ª dose PFIZER para ADOLESCENTES e ADULTOS que tomaram a 1ª dose até 21 dias atrás.

2ª dose ASTRAZENECA para as pessoas ACIMA de 18 anos com a dose PENDENTE.

2ª dose CORONAVAC para as pessoas ACIMA de 18 anos com a dose PENDENTE.

REFORÇO da 3ª dose para pessoas ACIMA de 18 anos que tomaram a 2ª dose CORONAVAC, ASTRAZENECA ou PFIZER até o dia 21 de setembro de 2021.

REFORÇO da 2ª dose para pessoas ACIMA de 18 anos que tomaram a 1ª dose da JANSSEN.

REPESCAGEM GERAL para todas as doses (1ª, 2ª e 3ª de reforço).

Menores de idade precisam ser acompanhados de um adulto maior de 18 anos.

Além Paraíba registrou 38 novos casos de Covid

Em apenas dois dias Além Paraiba registrou 38 novos casos de covid, sendo 10 sexta-feira e 28 sábado. O Boletim de domingo (16) não foi divulgado pela Secretaria de Saúde.

Até sábado foram confirmados 3.935 infectados desde o início da pandemia, 104 casos em investigação, 88 ativos, 191 pessoas em isolamento domiciliar. Um paciente internado no HSS, valendo ressaltar que até agora a UTI está interditada pela Vigilância Sanitária. 3.682 alemparaibanos foram recuperados da doença, sendo que foram registrados 163 óbitos.

Fontes: Agência Brasil / Ascom governo de Minas / Rádio CPN