quarta-feira, abril 17, 2024
DESTAQUENOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

Vendas de veículos usados têm queda de 31,7% em MG

A maior cautela do consumidor em relação à economia e as diversas despesas e impostos cobrados em janeiro fizeram com que a venda de veículos usados caísse em Minas Gerais e no Brasil.  De acordo com o levantamento da  Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), em janeiro, foram comercializadas 100.951 unidades no Estado, queda de  31,7% frente a dezembro e 12,7% na comparação com igual mês de 2021.  As estimativas em relação ao mercado são cautelosas e o ano é considerado desafiador. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Cachaça de Guarani premiada

A cachaça Dom Bré, rótulo Extra Premium Carvalho, de Guarani, foi selecionada entre as 50 melhores do país segundo o Ranking Cúpula da Cachaça. Em sua quinta edição, o concurso está em sua segunda fase. Na primeira, 48.612 votantes indicaram 250 cachaças de todo o país. Na segunda fase, a “seleção dos especialistas”, 28 profissionais craques na “marvada” elegeram as 50 melhores do país, provenientes de 12 estados. Entre elas, a Dom Bré, cujo alambique fica em Guarani, município distante 72km de Juiz de Fora. Duas cachaças que estão entre as 50 melhores do Brasil são do município de Carmo (RJ), distante cerca de 18 quilômetros de Além Paraíba. São elas: Da Quinta Amburana (13º lugar) e Da Quinta Prata (14º lugar). (Além Parahyba – Além Paraíba)

Invasão de espaços públicos

A crise econômica que se alargou em uma pandemia que já se arrasta há mais de 2 anos fez mais vítimas do que aquelas que sepultamos. Com uma inflação que não para de crescer e poder de compra do brasileiro sendo transformado em cinzas, famílias inteiras têm perdido sua estrutura. Sem emprego, sem ter onde morar e de onde tirar o essencial para comer e pagar as contas básicas, o destino de muitas delas tem sido a rua. Basta dar uma volta pela cidade para se constatar essa triste realidade: marquises, viadutos e praças são agora o lar de quem foi despejado pela vida. (Jornal Correio – Conselheiro Lafaiete)

Exposição com temática mineira

No mês em que se comemora 100 anos da Semana da Arte Moderna no Brasil, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), inaugura a exposição “Minas Modernista”, na Galeria de Arte Nello Nuno. A mostra reúne obras do acervo da fundação e de colecionadores ouro-pretanos, que revelam, principalmente, os desdobramentos do movimento modernista na cultura mineira nos anos posteriores à década de 1920. Na exposição estão obras dos artistas Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Del Pino Filho, Djanira, Di Cavalcanti, Farnese de Andrade, Heitor Coutinho e Pedro Correia de Araújo. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Adequações de projeto arquitetônico

O Encontro de Conselheiros do Patrimônio Cultural (Membros e Equipe Técnica) com representantes da Comunidade São Vicente de Paulo de Ituiutaba, serviu para a apresentação das adequações no projeto arquitetônico da Capela São Vicente de Paulo, Bem Inventariado do Município que está sendo restaurado, por meio de uma parceria entre a comunidade católica, lideranças empresariais e o Poder Público Municipal. Durante a reunião a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira explicou detalhadamente sobre a importância do encontro para refletir sobre riscos e as oportunidades da restauração da obra que é um Bem Inventariado do Município por sua importância histórica. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)

Área Verde desocupada

A Prefeitura de Montes Claros desocupou uma área verde situada na avenida Sidney Chaves, no Distrito Industrial. A ação foi realizada através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. A área está sendo invadida desde 2019, e a saída voluntária dos ocupantes irregulares não ocorreu, mesmo após notificação da prefeitura. A desocupação foi pacífica. O município apreendeu postes, arames, pedaços de madeira e outros materiais que cercavam a área pública. Alguns dos invasores concordaram com a prefeitura e recolheram seus pertences, sem a necessidade de apreensão. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Paralisação suspensa

Profissionais que atuam no transporte coletivo de Uberlândia suspenderam a paralisação que estava prevista para ocorrer nesta segunda. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberlândia, Márcio Dúlio Oliveira, uma nova proposta foi apresentada para a categoria, em uma reunião no domingo. Nesta terça-feira, 15, representantes das empresas Autotrans, São Miguel e Sorriso de Minas devem se reunir para avaliar a proposta. De acordo com o comunicado do Sistema Integrado de Transportes da cidade de Uberlândia (SIT), caso essa proposta não seja aceita pela maioria, um novo comunicado de greve será emitido. (Diário de Uberlândia)