quarta-feira, abril 17, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Prefeitura de Ubá lança Banco de Projetos Ambientais Municipais

Objetivo é firmar parcerias com a iniciativa privada para custeio e implementação.

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ubá (CODEMA/UBÁ), lançou o Banco de Projetos Ambientais Municipais – Versão n° 01/2022, um portfólio que reúne projetos ambientais passíveis de financiamento.

A iniciativa tem como objetivo firmar parcerias com a iniciativa privada (pessoas físicas e jurídicas), com órgãos públicos de controle e fiscalização e com o próprio governo (independente de sua esfera) para o custeio e implementação de projetos que promovam a proteção, preservação e conservação do meio ambiente no município de Ubá.

“Implementar ações que garantam a proteção e a defesa do meio ambiente é de extrema importância para melhorar qualidade de vida dos munícipes e para melhorar as condições ambientais e econômicas do município. Mas muitas vezes, crescer com sustentabilidade e viabilizar a implantação de projetos ambientais dependem de recursos financeiros que o município não dispõe. Neste sentido, o apoio orçamentário externo, seja ele proveniente de parcerias com empresas e entidades ou de emendas parlamentares, se torna essencial para a plena execução destas ações. O Banco de Projetos Ambientais Municipais é uma ferramenta que vai contribuir para que ações ambientais tão necessárias para o desenvolvimento sustentável do nosso município sejam concretizadas através da união de esforços do poder público e da sociedade”, disse o Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho.

Banco de Projetos Ambientais

No Banco de Projetos Ambientais Municipais – Versão n° 01/2022 estão elencados projetos elaborados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável. As propostas abordam temáticas como: saneamento básico, educação ambiental, gestão e recomposição da flora, apoio à fiscalização ambiental, recursos hídricos, estruturação e regularização de Parques, dentre outros.

Visando permitir que os interessados acessem de maneira rápida e fácil os objetivos e montantes financeiros envolvidos em cada projeto, favorecendo a articulação de parcerias junto aos potenciais financiadores, o documento foi estruturado em modelo de cartilha digital, que você pode baixar ao final deste texto.

Ao encontrar um projeto que esteja alinhado ao seu interesse, o financiador pode entrar em contato com CODEMA/UBÁ, através do email codema@uba.mg.gov.br e formalizar sua intenção de parceria por meio da Carta de Intenção de Parcerias.

Após o envio, para efetivação do processo de parceria, será necessária a assinatura de Termo de Cooperação Técnica pelas partes interessadas, cujo cronograma de execução e orientações quanto ao objeto serão detalhados e avaliado pela equipe técnica do município de Ubá em conjunto com a entidade interessada.

Cardápio de Projetos – Planejamento e Codema: consulte o link https://www.marcelolopes.jor.br/site/wp-content/uploads/2022/03/Cardapio-de-Projetos-Planejamento-e-Codema.pdf

Fonte: Site Marcelo Lopes com informações da Prefeitura de Ubá | Foto: O Noticiário