sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

O apelidado de “Posto” do INSS existente na Ilha do Lazareto recebe reclamações de usuários alemparaibanos via Rede Social

A inauguração do “Posto do INSS” de Além Paraíba noticiada em 26 de novembro de 2021. (Foto: Assessoria de Comunicação de Além Paraíba)

Mariana Azevedo, residente em Além Paraíba, postou uma nota em Rede Social (Facebook) relatando uma das muitas falsas informações que a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Além Paraíba direciona para a população. Além da postagem junto ao Facebook, Mariana fez um contato junto ao telefone (32) 98863-4099, pertencente à empresa Conexão de Minas Assessoria de Comunicação e Imprensa Ltda., leia-se Jornal Além Parahyba, onde foi travada uma longa conversa sobre o assunto, o que obrigou a redação do veículo de comunicação a buscar informações sobre esse “posto” que a municipalidade dissera nos meses de outubro e novembro do ano passado que estaria funcionando no prédio onde é a sede do Sindicato Rural de Além Paraíba.

Eis a nota de Mariana Azevedo postada no Facebook:

“Vou dividir com vocês uma situação ocorrida hoje por mim e muitos com toda certeza estão passando também. Como alguns sabem eu passei por uma segunda cirurgia na quarta dia 20/04/2022, e hoje dia 25/04/2022 precisei me locomover até a cidade de Teresópolis para passar por uma perícia médica, que não ocorreu pois o médico está em GREVE  !

Fui com muita dor, de carro pois tenho quem me levar e terei que retornar para tentar fazer novamente. Mas e quem não tem condições para se locomover até uma agência do INSS? Triste o nosso Brasil…

Agora o que eu não estou entendendo é que a Prefeitura Municipal de Além Paraíba postou uma nota no dia 14/12/2021 relatando que o prefeito trabalhou incansavelmente para trazer a agência para cidade (ótimo), porém o que adianta ter a agência e não ter atendimento? Eu já estive na agência para realizar um procedimento no final do ano passado e mandaram eu ligar para o 135, e nessa mesma nota como está na foto foi informado que o problema da Perícia Médica foi solucionada e tem um acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura  e que a Perícia seria realizada em uma sala que já estava até disponível!

Cadê essa sala, o médico, o atendimento para a população? Quatro meses após a nota emitida pela prefeitura e até hoje nada?

A população necessita de uma resposta, acorda minha gente!!!”

Três notícias foram veiculadas pela Assessoria de Comunicação da PMAP sobre o dito “posto”, que, é o que parece, estaria servindo apenas para a manutenção do famoso “cabide de emprego”, isto porque, segundo relatos de outros alemparaibanos que lá estiveram bucando soluções aos seus problemas verificaram que o atendimento realizado elas próprias poderiam fazer bastando ligar 135, o que já era feito anteriormente.

Eis as notícias:

Dia 26 de outubro de 2021

Promessa cumprida: INSS vai voltar para Além Paraíba. Termo de convênio foi assinado dia 20 de outubro. É fato!

Uma das situações que mais causou desagrado na população de Além Paraíba foi o encerramento das atividades do INSS em Além Paraíba que ocorreu com o fechamento de sua agência. O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior também nunca aceitou a decisão e além de fazer gestões para o retorno da instituição sempre apoiou iniciativas neste sentido como as que tomaram o ex-Vereador Gerson Barreto.

Pois bem; O que parecia ser uma luta perdida agora é uma feliz realidade graças a perseverança da administração municipal. Na sexta feira, 29 de outubro, o Prefeito assinou o termo de cooperação com o Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS, garantindo a volta do órgão para Além Paraíba.

O INSS vai funcionar numa das salas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, no térreo do prédio do Sindicato Rural.

O termo de cooperação tem é na verdade um plano de trabalho que tem por objeto definir os critérios de operacionalização do Acordo de Cooperação Técnica celebrado com INSS, para que realizem, em favor dos seus cidadãos, a prestação de serviços, orientações e instrução e preparação de requerimentos de serviços no âmbito previdenciário fora das unidades do INSS, mediante sistemas eletrônicos específicos a serem disponibilizados, para posterior análise do INSS, a quem incumbe reconhecer ou não o direito à percepção, referentes aos seguintes grupos de serviço, observando o grau de sigilo necessário para o acesso necessário para o acesso aos dados:

Emissão de extratos e comprovantes previdenciários a seus cidadãos;

Requerimentos de: Benefícios previdenciários, assistenciais e do seguro-defeso do pescador artesanal, exceto benefícios por incapacidade (auxílio-doença, auxilio-acidente e aposentadoria por invalidez);

Certidão de Tempo de Contribuição – CTC;

Revisão de benefícios e certidões;

Recurso;

Atualização para manutenção do beneficio e outros serviços relacionados, na modalidade de atendimento à distância, bem como a preparação e instrução de requerimentos para posterior análise pelo INSS;

Preparação e instrução de requerimentos para posterior análise pelo INSS;

Orientações e informações sobre formas de acesso aos serviços digitais do INSS e Orientações e demais serviços que venham a ser disponibilizados para o uso dos parceiros.

Uma grande novidade será a avaliação com assistente social online, feita em uma sala com total privacidade ao cidadão, onde passará avaliação social de forma virtual.

O local para de funcionamento será na Secretaria de Desenvolvimento Social, no sindicato rural.

De inicio, o Posto de Serviço do INSS em Além Paraíba, não terá o serviço de pericia médica, mas o Gerente-Executivo do INSS em Juiz de Fora/MG, Edésio Antônio Siqueira dos Santos, não descartou essa possibilidade, o mesmo ainda cogitou de o serviço ser ofertado no futuro no formato de atendimento online, semelhante o serviço que será ofertado pela assistência social do INSS, facilitando ainda mais o atendimento ao cidadão.

Vale ressaltar, que o posto que esta sendo implantado em Além Paraíba, é pioneiro na região e inclusive um dos primeiros do Brasil, neste formato de serviço especifico.

O Posto do INSS em Além Paraíba será semelhante o posto da Receita Federal que já existente no Município, inaugurado em agosto/2021. A expectativa é que o serviço do INSS na cidade entre em operação já em meados de novembro de 2021.

O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior fez questão de agradecer ao ex-Vereador Gerson Barreto, presente na assinatura do termo por nunca ter desistido de lutar em favor do retorno do INSS para Além Paraíba.

30 de outubro de 2021

Posto do INSS já está em funcionamento e recebendo muitos segurados para a realização de procedimentos

O Posto de Atendimento do INSS foi inaugurado no dia 24/11/2021 e já está em funcionamento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, no prédio do Sindicato Rural – Ilha do Lazareto. Para que o atendimento seja realizado, é necessário que o cidadão seja residente no município de Além Paraíba e faça o pré-agendamento pelo telefone (32) 3462-4167. Alguns (*) dos serviços que são oferecidos no Posto de Atendimento:

• Requerimento de aposentadoria;

• Requerimento de Auxílio Reclusão;

• Requerimento de Benefício Assistencial;

• Certidão de Tempo de Contribuição;

• Requerimento de Pensão por Morte;

• Requerimento de Salário Maternidade.

O Posto de Atendimento do INSS funciona de segunda a sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas e já tem recebido vários segurados para tratar de muitos assuntos que anteriormente não podiam ser tratados em Além Paraíba desde que a houve o fechamento da Agência

26 de novembro de 2021

Posto do INSS é inaugurado oficialmente

Dentro do plano de trazer de volta para Além Paraíba os principais órgãos que ao longo do tempo foram deixando a cidade, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, do Vice-Prefeito José Márcio Fernandes (Dedé) e do ex presidente da Câmara Municipal de Além Paraíba, Gérson Barreto, viabilizaram o retorno do posto de atendimento do INSS, que está localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Prédio do Sindicato Rural – Ilha do Lazareto).

O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, juntamente com o ex presidente da Câmara Municipal, Gérson Barreto, desde o encerramento das atividades da agência do INSS na cidade, vêm trabalhando juntos e se esforçando para o retorno do INSS. A pandemia atrapalhou um pouco as negociações, mas conseguimos firmar o convênio, e o INSS está de volta.

Estiveram presentes na inauguração, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, o Vice-prefeito José Márcio Fernandes, o Chefe da Sessão de Atendimento da Gerência do INSS de Juiz de Fora/MG, Hélcio Ronan Silva dos Santos, o Chefe Substituto da Sessão de Atendimento da Gerência do INSS, Ricardo Fernando de Oliveira, Assessora Técnica de Serviço Social do INSS, Ariana Oliveira da Silva, o Secretário de Desenvolvimento Edson Júnior, o ex Presidente da Câmara Municipal, Gérson Barreto, Secretários e servidores.

IMPORTANTE: O atendimento só será realizado com agendamento, que poderá ser feito pelo telefone (32) 3462-4167.

(*) NOTA DA REDAÇÃO:

1) O termo “alguns” não significa “apenas”, mas sim que outros certamente existem.

2) Uma outra notícia sobre o dito “Posto” foi veiculado no site da PMAP, isto em 14 de dezembro do ano passado. Infelizmente, o Jornal Além Parahyba não consegue assessar a página da municipalidade pois encontra-se, é o que parece, bloqueada para nós.

Diante do que é apresentado, e pela visita anônima que Flávio Senra, editor do Jornal Além Parahyba, realizou, infelizmente, mais uma vez enxerga-se que as informações da dita Assessoria de Imprensa da PMAP, apesar do esforço desprendido para levar ao público em geral o que acontece (ou será não acontece?) nos bastidores da municipalidade, não é confiável.

Sem mais o que relatar, o que deixamos aos leitores para reflexão é a letra da composição Admirável Gado Novo, de autoria do cantor-compositor Zé Ramalho que diz:

“Vocês que fazem parte dessa massa

Que passa dos projetos do futuro

É duro tanto ter que caminhar

E dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem

À margem do que possa parecer

E ver que toda essa engrenagem

Já sente a ferrugem lhe comer

Êh, oô, vida de gado

Povo marcado eh

Povo feliz

Êh, oô, vida de gado

Povo marcado eh

Povo feliz

Lá fora faz um tempo confortável

A vigilância cuida do normal

Os automóveis ouvem a notícia

Os homens a publicam no jornal

E correm através da madrugada

A única velhice que chegou

Demoram-se na beira da estrada

E passam a contar o que sobrou!

Eh, oô, vida de gado

Povo marcado eh

Povo feliz

Eh, oô, vida de gado

Povo marcado eh

Povo feliz

O povo foge da ignorância

Apesar de viver tão perto dela

E sonham com melhores tempos idos

Contemplam esta vida numa cela

Esperam nova possibilidade

De verem esse mundo se acabar

A arca de Noé, o dirigível

Não voam, nem se pode flutuar

Não voam, nem se pode flutuar

Não voam, nem se pode flutuar

Eh, oô, vida de gado

Povo marcado eh

Povo feliz”