quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Morre o prefeito de Muriaé, José Braz, aos 96 anos de idade

Ele estava em seu terceiro mandato e era o mais velho prefeito do país.

Por Marcelo Lopes – Cataguases

Faleceu na manhã deste domingo, 5 de junho, aos 96 anos, o prefeito de Muriaé, José Braz. Exercia seu terceiro mandato à frente do Executivo Municipal, quando nesta manhã sofreu uma parada cardíaca e, mesmo sendo socorrido, não resistiu. O velório será realizado no Condomínio Líder, mas o horário do sepultamento não havia sido divulgado até o fechamento deste texto. O vice-prefeito que vai assumir o cargo é o médico e atual Secretário Municipal de Saúde, Marcos Guarino (PSB), 63 anos.

O empresário José Braz (PP) foi eleito prefeito aos 95 anos pela terceira vez, o empresário José Braz (PP) tendo sido considerado à época o mais velho a ser eleito no pleito de 2020. Ele recebeu 23.763 votos válidos, o que corresponde a quase 43% do eleitorado que foi às urnas. A disputa foi apertada. Ele venceu o atual prefeito Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos, mais conhecido como Grego (PSD), de 52 anos, que tentava a reeleição e conquistou 22.837 votos, 41% do total, 74 votos a menos que o vencedor.

José Braz já havia administrado Muriaé por dois mandatos consecutivos. Em 2005, aos 80 anos, ele foi eleito pela primeira vez tendo sido reeleito quatro anos mais tarde, aos 84 anos. Era casado há mais de 70 anos com Dona Lédia Tanus Braz, teve três filhos Gilberto Tanus Braz (falecido), Adélia Tanus Braz e o deputado estadual Braulio Braz. Deixa netos e bisnetos. Após concluir o ensino fundamental completo começou sua vida profissional como marceneiro e caminhoneiro. Empreendedor de sucesso, construiu um verdadeiro império e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral que possuia patrimônio total superior a R$ 33 milhões.

Um causo sobre José Braz

Por Flávio Senra

Quem me contou esse caso foi o ex-vereador Rodrigo França, cujo avô e tios sempre cultivaram sólida amizade com o prefeito José Braz, seus filhos e netos, falecido no último sábado, dia 04 de junho.

Contam que circulou pelas ruas muriaéenses que, na última eleição municipal de Muriaé, José Braz, tratado pela maioria daquele povo como Zé Braz, ou “Seu” Zé Braz, empresário bem sucedido, eleito pela terceira vez para o cargo, no dia seguinte da vitória saiu bem cedinho pelas ruas de sua cidade agradecendo os votos recebidos. Como bom mineiro, a todos que encontrou agradeceu, até mesmo aqueles que não lhe deram o voto. E aí foi seguindo até chegar à barbearia de um velho conhecido, que frequentava diariamente para fazer a barba, e quando necessário cortar o cabelo.

– E aí, tudo na paz de Deus?, indagou Zé Braz

– Tudo bão demais! Melhor ainda com a sua vitória. Aliás, qual o seu segredo? É a terceira vez que ocê vence uma eleição pra prefeito, tem filho deputado estadual, um neto já foi deputado federal. Qual o segredo?, foi a resposta seguida da pergunta.

– Não tem segredo. Todos aqui, assim com você, sabem que não minto pra ninguém. Se posso atender, atendo. Se não posso, não faço promessa. E todo mundo sabe que o dinheiro nunca subiu a minha cabeça. Gosto mesmo é de prosear com os amigos, um bom prato de arroz com feijão, angu, uma lasca de carne e qualquer mato, uma pinguinha da boa e tá tudo bem, foi a resposta.

A conversa foi sendo levada nesse tom de camaradagem, até que o barbeiro perguntou se seria barba ou cabelo, ou os dois juntos, obtendo como resposta somente a barba.

Terminado o serviço, mesmo sabendo quanto custava, como sempre perguntou quanto era?

– Procê é trinta reais! Prum prefeito eleito pela terceira vez, empresário bem sucedido, é até baratinho, né?

 Como baratinho se o seu preço sempre foi barba dez e cabelo vinte?

– Puxa, logo você vai reclamar? Uns trinta minutos antes docê passar, seu filho, o deputado estadual, fez a barba, dei o preço de trinta e ele pagou sem reclamar. E ainda agradeceu dizendo que ia voltar mais de tardinha pra cortar o cabelo.

– Pois é meu caro! Ele pode pagar porque está bem de vida, dirige as empresas da família, encontrou quase tudo pronto. Agora eu tive que ralar a bessa e só posso te dizer que não tive pai rico.

Saiu da barbearia, pagou os trinta reais e deixou o local dizendo:

-. Tenho duas barbas pagas pra fazer depois.

Esse caso que nos passou o ex-vereador alemparaibano, mostra a sinceridade de um homem que foi eleito pela terceira vez, à ocasião o prefeito mais velho já eleito no Brasil. Sincero com as palavras, José Braz sempre teve no trabalho honesto e na dedicação à família a meta maior de sua vida.

José Braz, um exemplo de vida pessoal e pública que devia ser seguido por todos aqueles que se aventuram nesta seara tão perigosa denominada política…