sábado, abril 20, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTESNOTÍCIAS

Juiz-forano Mateus Medeiros, de 13 anos, é campeão brasileiro de natação

Ouro nos 200m borboleta, atleta da categoria infantil ainda foi prata nos 200m e 400m medley; Clube Bom Pastor liderou quadro de medalhas entre as equipes mineiras.

Especialista no nado borboleta, Mateus foi ao topo do pódio (Foto: Divulgação).

Apenas 13 anos de idade e Mateus Medeiros já é campeão brasileiro infantil de natação nos 200m borboleta, com o tempo de 2min24seg01, e o segundo melhor do país nos 200m medley (2min25seg84) e 400m medley (5min13seg25), em competição que teve mais de 580 atletas de 106 equipes diferentes. As conquistas vieram na representação do Clube Bom Pastor, que levou cinco nadadores para competir o Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil no Praia Clube, em Uberlândia.

O jovem juiz-forano começou a nadar há 10 anos. Sempre apoiado por sua avó, que é a responsável por levar o adolescente aos treinos no Bom Pastor desde 2017, e pelos seus pais, que dão todo o suporte, de acordo com o atleta. Depois de tanto tempo de dedicação, o resultado sonhado veio no último final de semana.

“Fico muito feliz pelo resultado e grato por aqueles que me ajudaram. Minha nutricionista Thamires, meu fisioterapeuta Rodrigo. Aos outros nadadores, que tenho uma relação de amizade até mesmo fora das piscinas. Eu não sabia que tinha chance de ir para as finais, mas estava treinando para dar meu melhor nelas. Meu treinador Cebola me incentivava sempre e tínhamos treinos com seriedade e garra para obter o melhor resultado”, conta Mateus à Tribuna.

A conquista foi muito festejada, já que ele esperava chegar, no máximo, em 5° lugar, como conta. “Mas depois de vir do Campeonato Mineiro e ter batido recorde minhas expectativas aumentaram. Treinamos muito minha batida de mão na chegada que fez a diferença para eu ser campeão. Agora é continuar treinando forte e com foco para conquistar melhores resultados”, declara o menino, ouro no estadual nos 400m medley e 200m borboleta e prata nos 200m medley e 200m borboleta.

Segundo o técnico Álvaro Ferreira, o Cebola, o campeonato foi de elevado nível técnico. “O Mateus escreveu história em nossa cidade. É o único atleta nadando por um clube local a atingir essa marca (três medalhas no Brasileiro). Foi a primeira vez dele em um campeonato nacional. Uma grande experiência. Nadou com os melhores atletas do país e ainda se sagrou campeão”, vibra o treinador.

Resultado coletivo

Equipe do Clube Bom Pastor no Brasileiro Infantil (Foto: Divulgação)

Além de Mateus, os atletas Isabella Castro, Henrique Pasqualini, Amanda Campissi e Helena Povoleri representaram Juiz de Fora no campeonato nacional. O atleta José Sales tinha o índice para participar das provas do 100m e 200m borboleta, mas sofreu lesão no pé em uma atividade escolar, que o impediu de competir. Com a torcida mútua pelo medalhista, os adolescentes fizeram com que o Clube Bom Pastor obtivesse o melhor desempenho coletivo entre as equipes do estado no quadro de medalhas da competição. “O comprometimento deles e o entendimento de seus responsáveis, desde que começou a temporada, foi primordial para atingirmos esses resultados. Todos acreditaram no projeto, seguiram os protocolos de treinos, a parte de nutrição e fisioterapia”, explica Cebola.

Mesmo com os resultados, o técnico pretende que os nadadores evoluam ainda mais. “É um orgulho treinar eles. Fico muito satisfeito e acredito que voltaremos mais maduros para os próximos campeonatos. O grupo está mais unido e com objetivos ainda mais altos para o final da temporada”, visa o treinador.

Fonte: Tribuna de Minas