sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Festival de Viola de Piacatuba começa nesta quarta-feira (27)

Evento do distrito de Leopoldina, que está em sua 17ª edição, conta com shows, concurso violeiro, gastronomia e oficinas infantis.

Última edição do festival aconteceu em 2019 (Foto: Festival de Viola de Piacatuba/ Divulgação)

A história de Piacatuba (a cerca de 117 km de Juiz de Fora), distrito de Leopoldina, fez com que os fiéis fossem atraídos ao vilarejo desde os anos 1928. Isso porque acredita-se que, por volta de 1847, uma briga pela posse daquela terra desencadeou na queimada de uma cruz que, no entanto, resistiu ao fogo e não foi destruída. Ela está lá ainda hoje, protegida por uma torre, bem na praça central do distrito, que se tornou lugar de fé e devoção. Desde 2003, essa mesma praça passa a ganhar um novo significado: a história construída com intenção. O Festival de Viola de Piacatuba, apesar de ter surgido timidamente, hoje atrai violeiros e turistas do Brasil todo. Do dia 27 ao dia 31, Piacatuba vai se transformar na capital da viola.

A proposta do festival, que está em sua 17ª edição, é reunir novos e tradicionais representantes da viola brasileira. O concurso violeiro tem duas mostras: regional e nacional, cada uma delas com dez participantes, que não podem usar nenhum tipo de instrumento eletrônico. A apresentação dos competidores acontece na sexta-feira (29), mesmo dia que se escolhe os três primeiros lugares das categorias e o melhor violeiro. Entre os participantes, está um alemparaibano: Marcos Antônio Bouquard.

Durante os cinco dias, outros shows acontecem. Já no primeiro, dia 25, é Geraldo Azevedo quem sobe ao palco, com Doce Flauta & Cia e Carmin, a Banda, vencedora do último concurso. Na quinta-feira, os vencedores do 16º Concurso de Viola se apresentam, junto com

Hermes Viola e Luiz. Miltinho Edilberto, na sexta, fecha a noite após a competição. No sábado, é a vez da Banda de Pau e Corda, que comemora 50 anos de carreira. Também tocam Banda Porteira Elétrica e Serafins. No domingo, para finalizar, tem contação de história com tia Zezé e show do Grupo de Dança Pérola Negra.

Circuito gastronômico

A comida também é atração do festival. Seis restaurantes fazem parte do roteiro desta edição: Bistrô Marília de Dirceu, Pesto Massas Goumert, Raízes Gastronomia (de Juiz de Fora), Restaurantes das Pedras, Quintal da Malu e Quintal Beabá da Terezinha. Os estabelecimentos fazem das casas do distrito as cozinhas para elaborar os pratos, que são, em sua maioria, massas e tradicionais mineiros. Cervejas artesanais da região também apresentam suas bebidas.

Para as crianças

As crianças também têm atividades específicas. Do dia 27 ao dia 30, às 14h, várias oficinas gratuitas serão oferecidas, e as inscrições podem ser realizadas no início de cada uma delas. As ações envolvem elaboração de quitutes mineiros, ilustrações, arte em cerâmica e fantoches. No sábado, acontece o workshop de viola de taquara. A programação está disponível no site festivaldepiacatuba.com.br. Outras informações, podem ser encontradas no Instagram @festivaldeviolapiacatuba.

Fonte: Tribuna de Minas, por Cecília Itaborahy sob supervisão de Fabíola Costa.