quinta-feira, abril 25, 2024
COLUNASDESTAQUENOTÍCIASSINDICATO RURAL

Começa nesta quarta-feira (03) as atividades oficiais da 50ª Exposição Agropecuária, Concurso Leiteiro e Leilão de Elite de Além Paraíba, evento realizado e organizado pelo Sindicato Rural

Começa nesta quarta-feira, dia 03 de agosto, as atividades oficiais da 50ª Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro de Além Paraíba, evento que tem a chancela do Sindicato Rural de Além Paraíba com o apoio do Sicoob-Credimata, Banco do Brasil e Rações Guabi.

O evento, que durante dois anos consecutivos deixou de ser realizado em razão da pandemia da Covid-19, este ano volta com força total e é dividido em quatro partes distintas: concurso leiteiro, exposição de gado, exposição de máquinas e leilão presencial/virtual.

Segundo a direção do Sindicato Rural, o tradicional concurso leiteiro, que neste ano está homenageando o saudoso produtor Renato Mendes Tepedino, também ex-presidente da instituição, conta com a participação de até 36 fêmeas de altíssima produtividade, advindas de produtores de Além Paraíba, Volta Grande, Itaperuna, Leopoldina, Espera Feliz, Estrela Dalva e outros municípios. Nesta quarta-feira, às 20 horas, será realizada a esgota de todas as vacas participantes, e a primeira ordenha oficial se dará na quinta-feira pela manhã. A última ordenha do tradicional concurso será realizada no sábado (06), às 20 horas, seguida da premiação dos animais vencedores.

O evento também conta com uma exposição de gado de excelência, com 110 animais de raças diversas, a saber: gir, girolanda, nelore, nelore pintado, senepal, sindi, tabapuã e outras. Segundo a gerente administrativa do Sindicato Rural, também vereadora Renata Guerini, o gado que está sendo apresentado na exposição mostra a força do produtor rural, responsável pelo momento de grande destaque da economia brasileira que tem chamado a atenção de todos os países do planeta.

Outro grande destaque do evento está sendo apresentado nas exposições e vendas de máquinas agrícolas, implementos, tratores, equipamentos e balanças. Também nas dependências do Sindicato Rural, local onde está sendo realizado o maior evento que mostra a força do homem do campo, estão funcionando barraca-bar com direito a forró, barracas de artesanato e outras.

O Senar-MG também está marcando presença com um grande stand, oferecendo aos interessados uma oficina de cursos rápidos. Nesta quarta-feira e na quinta, a oficina é de preparação e fabricação de iogurtes (grego, natural, petit Suisse e molhos), com início marcado para as 17 horas. Na sexta-feira, após as 16 horas, e na manhã de sábado, o curso será de fabricação de Doce de Leite Pastoso, com adição de geléias de morango, maracujá e ameixa. A oficina oferecida pelo Senar finaliza suas atividades na tarde de sábado, com um curso de fabricação de queijo parmesão de tecnologia rápica, a partir das 12 horas.

Fechando esse grande evento que marca a sua volta após dois anos de paralisação devido a pandemia de Covid-19 que ceifou a vida de milhares de brasileiros, entre estes um substancial número de produtores rurais, o Sindicato Rural de Além Paraíba irá realizar o seu tradicional Leilão de Gado, este ano de número 50, onde serão levados ao público 45 lotes de animais. Desta vez, o leilão será realizado de forma presencial e virtual, com transmissão ao vivo para canais You Tube.

O Jornal Além Parahyba, mais uma vez, está cobrindo todos os detalhes do evento realizado pelo Sindicato Rural de Além Paraíba…

Texto e fotos: Flávio Senra / Jornal Além Parahyba