sábado, abril 20, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

50º Concurso Leiteiro de Além Paraíba, evento que mostra a força do homem do campo de Além Paraíba e região

Listado entre os mais tradicionais eventos do gênero realizados dentro da Zona da Mata Mineira, o Concurso Leiteiro de Além Paraíba, este ano na versão número 50, foi iniciado oficialmente na noite de ontem, quarta-feira (03), com a esgota das 32 fêmeas de altíssima produtividade leiteira que estão participando da disputa.

O 1º Concurso Leiteiro de Além Paraíba foi realizado na segunda metade da década de 1960, e teve como idealizadores o Sindicato Rural e a Cooperativa dos Produtores de Leite de Além Paraíba, com a colaboração da Prefeitura Municipal e do Lions Club de Além Paraíba. Desde sua primeira edição, o evento foi de grande sucesso, contando com a participação não só de produtores alemparaibanos, mas também de toda região, como os municípios de Volta Grande, Estrela Dalva, Santo Antônio do Aventureiro, Sapucaia, Sumidouro, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Leopoldina e outros.

Devido a pandemia de Covid-19, que se alastrou mundo afora entre os anos de 2020 até os dias de hoje, atualmente menos letal, a realização da Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro de Além Paraíba foi suspensa por determinação das autoridades sanitárias brasileiras. A doença ceifou, até hoje, 170 vítimas alemparaibanas, algumas integrantes do importante segmento da economia alemparaibana/nacional, no caso específico a classe ligada diretamente à agropecuária onde entre os destaques está o produtor de leite.

No ano de 2019, ocasião em que foi realizada última Exposição Agropecuária de Concurso Leiteiro de Além Paraíba, versão nº 49ª, ocorrida entre os dias 30 de julho e 04 de agosto de 2019, participaram da disputa 36 vacas de altíssima produtividade, reunindo produtores de vários municípios da região. À ocasião, a grande vencedora do concurso foi a vaca “Bella”, pertencente ao plantel do produtor rural aventureirense Victor Ventura, que produziu um total de 187,110 quilos em seis ordenhas. Com o descarte, o belíssimo animal conquistou o título de Grande Campeã entre todas as categorias com a produção oficial de 154,760 quilos. Como reservada campeã, ficou a vaca “Karen”, do plantel do produtor Fernando Gonçalves, com a produção já contado o descarte de 152,390 quilos.

Nas demais categorias foram premiadas: Categoria até 40 quilos – vaca de nome “Sofia”, do produtor Marcos Villela, com a produção de 100,020 quilos; Categoria Seis Dentes – vaca de nome “Diana, do produtor Fernando Gonçalves, com a produção de 141,900; Categoria Quatro Dentes – vaca de nome “Dávila”, do produtor Francisco Gruppi, com a produção de 135,560 quilos; Categoria Dois Dentes – vaca de nome “Fadinha”, do produtor Alencar César Martins Zamboni, com a produção de 148,540 quilos. OBSERVAÇÃO: Em todos os números totalizados está o descarte de uma ordenha, conforme é determinado nas regras do Concurso Leiteiro.

A exemplo do ano de 2019, a Exposição Agropecuária e Concurso leiteiro de Além Paraíba conta com uma excelente Barraca-Bar, novamente sob a supervisão e direção de Leo Cendon, onde são servidas refeições (almoço e jantar) de excelência a todos visitantes e aqueles que diuturnamente estão trabalhando para o sucesso do evento, além de petiscos e bebidas, com o menor preço de toda festa. O evento ainda conta com exposição de máquinas e equipamentos agrícolas (tratores, carretas, picadeiras, troncos e balanças), stand das instituições bancárias Sicoob e Banco do Brasil (patrocinadores, junto com Rações Guabi, do evento), barracas de artesanato e delícias produzidas pelos produtores rurais de Além Paraíba e região, etc.

Ainda no espaço do Sindicato Rural, que conta com transmissão exclusiva da Rádio CPN para toda cidade e região, está instalado um stand do SENAR-MG, onde estarão sendo ministrados cursos gratuitos de Iogurtes, Doces e Queijo Parmesão.

Na contagem oficial do evento, na primeira ordenha, realizada na manhã desta quarta-feira, a fêmea de nome “Suprema”, categoria Adulta, que integra o plantel do produtor rural Luciano Periard Cabral Júnior, produziu 42,300 quilos. O concurso está dividido em seis ordenhas, com intervalo de 12 horas entre cada uma, sendo que a última será realizada às 20 horas do próximo sábado, dia 06 de agosto. A premiação dos animais campeões será realizada no domingo, ocasião em que será prestada uma justa homenagem ao saudoso produtor rural alemparaibano Renato Mendes Tepedino, ex-presidente do Sindicato Rural de Além Paraíba.

Texto de Flávio Senra

As imagens apresentadas na reportagem, todas em preto e branco, à exceção das três que mostram o cartaz/convite do evento realizado em 1970 que pertencem ao Sindicato Rural de Além Paraíba, pertencem ao acervo do Jornal Além Parahyba.