domingo, fevereiro 25, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Segundo informações da municipalidade, obras da Creche Municipal da Esplanada estão quase concluídas

Enquanto isso, a Creche do Goiabal continua a passo de tartaruga. Ressalta-se que Miguelzinho recebeu a referida creche quase que totalmente concluída.

A construção da Creche Municipal da Esplanada prossegue dentro do cronograma previsto, é o que informou dias atrás a titular da Pasta da Educação, Tatiana Reis Gonçalves. Referendando a afirmativa da secretária, o titular da Pasta de Obras e Serviços, engenheiro Plínio Moreira Filho, o interior e o exterior da creche estão quase concluídos, tendo sido iniciado a colocação do piso em porcelanato.

Tatiana Reis ainda informou que todos os equipamentos necessários para o bom funcionamento da nova creche já foram adquiridos, e que tão logo seja iniciado o ano letivo/2023 ela será entregue à população.

Enquanto a construção dessa importante obra segue em ritmo acelerado, outra creche que poderia estar em funcionamento faz tempo não foi entregue até hoje à população, valendo ressaltar que quando o atual prefeito assumiu o leme da municipalidade, em 1º de janeiro de 2017, ela estava praticamente concluída, faltando algo em torno de 10% para sua conclusão.

Trata-se da Creche Municipal do Goiabal, que teve um custo orçado em mais de R$ 1,6 milhão, com recurso proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cuja obra foi iniciada em 08 de março de 2016, durante a gestão do então prefeito Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, e tinha previsão de seu término de 26 de agosto de 2017, já na gestão do atual prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior.

Quando da passagem de seu mandato para o atual governante, Fernando Lúcio deixou a obra bastante adiantada, com laje pronta, fazendo a cobertura do imóvel que atenderia toda a comunidade do Goiabal e adjacências, aliviando as mães de se deslocarem para creches distantes com seus filhos, a fim de seguirem para o trabalho, isto porque a creche existente no bairro não consegue atender toda a demanda local.

A Creche do Goiabal é uma obra de grande importância para a mães e famílias residentes naquele importante e populoso bairro do município alemparaibano e adjacências. Sua não conclusão, ainda mais que mesmo com atraso os recursos do FNDE acabaram sendo repassados para a atual administração municipal, é um absurdo, uma falta de respeito ao dinheiro público ali alocado.

Dias atrás, ao chegar ao conhecimento da população de que outra creche, a da Esplanada, tão importante quanto qualquer outra, vai ser entregue às famílias do importante bairro que integra a conhecida Cidade Alta, uma visita foi feita à Creche do Goiabal, e pelo que foi constatado ainda vai demorar um bom tempo para ser entregue às famílias daquele também populoso bairro da periferia da cidade que terá condições de atender crianças não somente do Goiabal, mas também do Morro do Cipó, Terra do Santo e Matadouro.

As fotos mostradas nesta reportagem foram clicadas na manhã de ontem, terça-feira, dia 24 de janeiro…