Anos 60’s, 70’s e 80’s: Qual os nomes mais populares de cada época no Brasil?
Nomes de bebês vêm e vão de moda com o passar do tempo, refletindo as tendências culturais e sociais de cada época. Nas décadas de 60, 70 e 80, alguns nomes foram muito populares no Brasil e continuam até os dias de hoje.
Anos 60
A década de 60 foi marcada por importantes transformações no Brasil, tanto sociais quanto políticas e culturais. Na época, alguns nomes de bebês foram bastante populares, como Ana, Maria e José, que incrivelmente nunca saíram de moda e voltaram a fazer bastante sucesso nos dias atuais. Esses nomes são reflexo da influência da cultura católica, onde pode-se notar a importância da religiosidade na sociedade brasileira.
Na década de 60, os nomes mais populares para meninas e meninos no Brasil foram:
Meninas
Ana;
Maria;
Sandra;
Marta;
Célia;
Sonia;
Tânia;
Lucia;
Silvia;
Regina.
Meninos
José
Paulo
Antônio
Carlos
Luiz
João
Francisco
Jorge
Fernando
Marcos
Anos 70
Na década de 70, a cultura brasileira estava passando por grandes mudanças, e os pais desejavam dar aos seus filhos nomes que fossem duradouros e transmitissem valores tradicionais. Os nomes escolhidos na época refletiram esta busca por estabilidade e continuidade, mesmo em meio a tanto caos.
Alguns dos nomes mais comuns incluíam:
Meninas
Maria
Ana
Rosangela
Thereza
Irene
Helena
Sueli
Aparecida
Terezinha
Ilza.
Meninos
Claudio
Sergio
Paulo
João
José
Mario
Edson
Wilson
Ronaldo
Milton
Anos 80
A década de 80 foi um período de grande efervescência cultural no Brasil, com a música, a moda e a televisão influenciando fortemente a sociedade da época. Entre os nomes mais populares para bebês na década de 80, destacam-se:
Meninas
Ana
Juliana
Fernanda
Camila
Patrícia
Priscila
Luciana
Vanessa
Cristiane
Carolina
Meninos:
Marcelo
Alexandre
André
Eduardo
Rafael
Fabio
Thiago
Bruno
Leonardo
Vinicius
É interessante observar como os gostos e tendências mudam ao longo do tempo, mas muitos desses nomes ainda são escolhidos pelos pais brasileiros até hoje, mostrando a sua popularidade.
Fonte: Site Escola Educação / Publicado em 14/02/2023 / Imagem: Ascom: TJPE