sexta-feira, maio 3, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Distribuidora de grande rede de farmácias decreta falência

A distribuidora demitiu cerca de 80 funcionários sem pagar seus salários deste mês ou mesmo os benefícios a que tinham direito. Veja mais!

Na semana passada, o Sindicato dos Práticos de Farmácia e dos Empregados no Comércio de Drogas, Medicamentos e Produtos Farmacêuticos de Santos e Região (Sinprafarmas) anunciou que a rede de farmácias Poupafarma, que pertence ao grupo InvestFarma, interrompeu suas atividades na Baixada Santista.

Consequentemente, a empresa do mesmo grupo, Dissim Distribuidora, que distribuía remédios à rede, demitiu cerca de 80 funcionários. Segundo os ex-empregados, a companhia deu a carta de dispensa, porém, não deu previsão de quando será feito o pagamento de fevereiro e nem de benefícios como vale-transporte e vale-refeição.

Rescisão dos funcionários

À vista disso, o departamento de Recursos Humanos (RH) da Dissim afirmou que em 10 dias irá entrar em contato com os funcionários demitidos para o agendamento do exame médico e realizar a rescisão contratual.

No entanto, alguns trabalhadores acionaram o Sindicato (Sinprafarmas) para que seja feita uma rescisão indireta.

O que diz a InvestFarma

A Panorama Farmacêutico teve acesso ao comunicado enviado aos funcionários. Confira um trecho:

“Apesar das buscas incessantes por recursos e de todos os esforços realizados pelos acionistas e diretoria, não foi possível realizar o pagamento dos salários no quinto dia útil de fevereiro, assim como o restante do adiantamento referente a 20 de janeiro”.

Pedido de falência

A Dissim Distribuidora tem sua sede em Praia Grande (SP) e, por falta de crédito junto a seus fornecedores, já enfrentava há algum tempo o desabastecimento de mercadorias. Dessa forma, a transportadora que prestava serviço à companhia encerrou as atividades no início de dezembro de 2022 devido à falta de pagamento.

No dia 10 de fevereiro, a Dislab Distribuidora de Produtos Farmacêuticos acionou a Justiça para pedir a falência da Dissim na 1ª Vara de Praia Grande (SP).

À vista disso, nas portas das unidades da Poupafarma há avisos informando que as atividades serão retomadas em breve. Contudo, de acordo com clientes da rede, há um tempo, as unidades já registravam falta de medicamentos, principalmente na Baixada Santista.

Fonte: Site Seu Crédito Digital