sábado, maio 4, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Multinacional anuncia demissão de quantidade surpreendente de funcionários por conta deste ‘fiasco’

Representante afirmou que a redução de colaboradores atingirá todos os países em que a marca atua. Confira qual é essa empresa e como será esse desligamento.

Multinacional anuncia demissão quantidade surpreendente de funcionários por conta deste ‘fiasco’ (Imagem: FDR)

As notícias de demissões em massa têm se tornado, infelizmente, cada vez mais frequentes. Mais uma multinacional, dessa vez da Suécia, anunciou que vai reduzir em 8% o número de funcionários globais, isso mesmo, todas as unidades da empresa serão afetadas.

A Ericsson é uma das responsáveis pela venda equipamentos de telecomunicações, inclusive, a empresa investiu R$ 1 bilhão no 5G no Brasil.

No entanto, Börje Ekholm, executivo-chefe da companhia afirmou em janeiro que o lançamento dessa tecnologia foi abaixo do esperado. Um dos resultados disso foi que as empresas de telecomunicações norte-americanas adiaram os pedidos dos equipamentos relacionados a essa tecnologia.

O quarto trimestre da empresa encerrado em janeiro desse ano apresentou um desempenho ruim, como resultado a Ericsson afirmou que o seu futuro é incerto.

Agora, 8.500 funcionários devem ser desligados da empresa já nesse primeiro semestre de 2023. Só na Suécia, país sede da empresa, serão demitidos 1.400 colaboradores.

“A forma como as reduções de pessoal serão gerenciadas dependerá da prática local do país. Nosso objetivo é administrar o processo em todos os países com justiça, respeito, profissionalismo e de acordo com a legislação trabalhista local. Qualquer impacto nos funcionários será comunicado primeiro a eles”, afirmou Jenny Hedelin, porta-voz da Ericsson, a agência Dow Jones Newswires.

O presidente-executivo Borje Ekholm afirmou que em vários países essa redução já foi anunciada aos trabalhadores.

Essa atual demissão em massa deve reduzir os gastos da empresa. Em dezembro do ano passado, a Ericsson divulgou que planeja cortar custos em 9 bilhões de coroas suecas (mais de R$4,5 bilhões) até o fim deste ano.

Fonte: Site FDR – Por Jamille Novaes, revisado por Victor Barbosa