sexta-feira, dezembro 8, 2023
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Funcionários do Hospital São Salvador estão pessimistas com relação ao 13º salário deste ano

Primeira parcela vence no dia 30 e o pagamento pode novamente virar uma novela. 75% do 13º do ano passado (2022) somente foi pago no mês passado.

Uma nova novela está prestes a ser iniciada nas dependências do Hospital São Salvador, e novamente o tema terá como personagem principal o 13º salário dos seus funcionários. Aliás, deve ser ressaltado, os 75% restantes do abono natalino do ano de 2022, como é popularmente conhecido o direito legal dos trabalhadores em todo o país, somente foi pago no último dia 06 de outubro, o que vem mostrar o quanto perniciosa foi a intervenção à entidade promovida pelo prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, o Miguelzinho, e seus “obedientes” assessores.

O absurdo é gigantesco, sem que as autoridades legais, é o que parece, como o Ministério Público e o Judiciário do Trabalho, mesmo cientes da situação nenhum ato contra a municipalidade que como autora do ato de intervenção deveria ser responsabilizada pela sandice contra o direito dos colaboradores da instituição, tomassem uma atitude enérgica, como obrigar que aos valores em atraso fossem pagos com multa e juros àqueles que tinha o direito de receber o que lhes era devido.

Com relação ao pagamento do abono natalino deste ano, cuja primeira parcela vence no dia 30 de novembro, e a segunda deve ser pago até 20 de dezembro, nenhum comentário ou informação foi repassada a quem de direito. O assunto virou tabu, afirmam alguns funcionários que pedem o sigilo de seus nomes por receio a retaliações, e o pouco que sabem e é comentado nos bastidores no pé de ouvido, é de que não existe uma previsão financeira para que a obrigação trabalhista seja paga na data prevista por lei.

Enquanto essa fuzarca começa a ser vislumbrada, inúmeras ações na Justiça do Trabalho seguem o ritmo moroso de sempre, sem que uma solução, que deveria ser com punição exemplar aos responsáveis pela intervenção e seus representantes, no caso os interventores, seja apresentada os litigantes. Segundo informações oficiosas, as ações na Justiça do Trabalho ultrapassa a casa de alguns milhões de reais, podendo chegar a dois ou três. Na busca de mais informações da situação junto ao Portal Jus Brasil, site de informações do Poder Judiciário, existem mais de 200 processos mencionando o nome do Hospital São Salvador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no Tribunal de Justiça do Trabalho e outros tribunais, sendo que deste total entre 70/80 são ações na Justiça do Trabalho, a maioria em Cataguases.