Simpósio vai abordar produção e comercialização de leite de diferentes espécies
Evento será realizado pela Embrapa e Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora.
Embrapa e Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG) promoverão, no dia 24 de novembro, o 1º Simpósio Tecnológico de Leite de Diferentes Espécies – TecnoLeiteS, que vai abordar a produção de leite de cabras, ovelhas e búfalas. O evento, que acontecerá em Juiz de Fora (MG), traz, em sua programação, palestras e espaço para apresentação de trabalhos científicos. Em debate, aspectos sobre mercado, processamento, comercialização e legislação referentes às cadeias de leite desses animais.
O TecnoLeiteS abrirá espaço para apresentar informações atualizadas a estudantes, pesquisadores, extensionistas e demais profissionais do setor de laticínios, para gerar melhorias nas cadeias produtivas de leite dessas espécies. O objetivo será difundir informações relacionadas a atividades que estão em crescimento no país, mas que ainda demandam estudos e a consolidação de conhecimentos para a produção nacional.
Segundo a pesquisadora Izabel Carneiro, do núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos (sediado na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora-MG), ainda há carência de informações relativas a produção e qualidade do leite dessas espécies e seus produtos derivados. “Existem trabalhos em execução, produtores ávidos por novidades para o aprimoramento dos negócios, mas pouca visibilidade e divulgação dos dados nacionais. A partir deste encontro, as lacunas poderão ser elencadas e sistematizadas, para melhor nortear os trabalhos de pesquisadores que podem convergir para melhoria da qualidade do leite produzido por outras espécies no Brasil”, ressalta ela, que integra a comissão organizadora do Simpósio.
Na avaliação de Izabel, o intercâmbio de informações entre os participantes poderá gerar impactos diretos e indiretos para as cadeias de leite. “Espera-se que a informação sobre estes leites seja amplamente divulgada, para que aconteça o estímulo ao consumo e, desta forma, a roda da produção gire: aumento de consumo, aumento da procura por estes alimentos no mercado, aumento da exigência pela qualidade da matéria prima, melhor capacitação dos produtores e promoção da assistência técnica especializada”, afirma a pesquisadora.
O TecnoLeiteS terá inscrição gratuita e será realizado no teatro Paschoal Carlos Magno, no horário de 7h30 às 18h. O Simpósio conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Para realizar a inscrição e saber mais informações sobre a programação, acesse o link https://www.even3.com.br/tecnoleites-1-simposio-tecnologico-de-leite-de-diferentes-especies-388418/ .
Dados de produção
De acordo com o IBGE, o rebanho caprino no Brasil totaliza mais de 12 milhões de cabeças, com uma produção anual de aproximadamente 25 milhões de litros no país.
O Brasil possui o maior rebanho bubalino no mundo ocidental, com efetivo de cerca de 1,5 milhão de animais. No país, a produção é de cerca de 100 milhões de litros de leite por ano.
O rebanho de ovinos no Brasil é de 21,5 milhões de animais, segundo o IBGE. Dados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos de Leite (ABCOL) indicam produção de 816 mil litros de leite de ovelha por ano no Brasil.
Fonte: Portal Sou Agro – Por Tatiane Bertolino