domingo, fevereiro 25, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Energisa Minas Rio explica motivos do corte e galhos de árvores realizado na quarta-feira (24), na Rua Dr. Tavares

Na tarde da última quarta-feira (24), moradores da Rua Capitão Varela, entre o Condomínio do Edifício Nossa Senhora da Conceição e proximidades da extinta Fábrica de Papel Santa Maria, em rede social teceram críticas ao corte de galhos de várias árvores existentes naquele espaço da via pública alemparaibana que foram realizadas pela Energisa Minas Rio, empresa concessionária de fornecimento de energia pública no município de Além Paraíba. As críticas também foram direcionadas a alguns veículos de comunicação, entre estes do Portal-Site do Jornal Além Parahyba, que de imediato fez contato com a Gerência de Comunicação daquela empresa que, de imediato, enviou-nos uma nota informativa que transcrevemos a seguir:

Árvores próximas à rede elétrica prejudicam fornecimento de energia

Manter galhos e plantas longe da rede elétrica deve ser uma medida de segurança para todos. Para evitar danos, a Energisa recomenda as podas preventivas lembrando que os serviços de manutenção no espaço público são de responsabilidade das prefeituras. Em áreas privadas cabe ao condomínio ou ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista.

Quando a poda não é realizada a tempo, os galhos das árvores podem ficar próximos dos cabos de energia elétrica e, havendo contato, pode ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Se os galhos estiverem próximos à rede elétrica a Energisa deve ser comunicada para a retirada da parte que está próxima a rede elétrica, seguindo critérios ambientais. Após a poda, a limpeza é feita pelo órgão municipal.

Em 2023, por exemplo, foram registradas, na área de co0ncessão da Energisa em Minas, mais de 5.600 ocorrências ocasionadas por galhos de árvores da rede elétrica. Cerca de 500 mil clientes foram prejudicados com a interrupção do fornecimento.

A concessionária de energia só deve ser acionada, por questões de segurança, quando os fios estão muito próximos da rede, pelo telefone 0800 032 0196.(Fonte: Gerência de Comunicação da Energisa Minas Rio)