domingo, maio 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador 2024

Iniciativa é voltada para estudantes da rede estadual de ensino.

Estudantes da rede estadual de ensino podem se inscrever para participarem da edição 2024 do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. O prazo para fazer a inscrição vai até o dia 30 de abril sendo que o evento será realizado de 5 a 9 de agosto. Todas as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentação durante a Semana de Vivência Legislativa serão pagas pelo Senado Federal.

Este ano os jovens serão selecionados por meio de um concurso de redação cujo tema é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, tema este que busca refletir sobre a celebração do bicentenário da instituição e a importância da democracia no país. A prova de redação é aplicada na própria escola do candidato.

O Programa Jovem Senador é direcionado para estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o Brasil. A iniciativa vai selecionar 27 alunos, um de cada estado, para passarem uma semana em Brasília, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado Federal.

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa estar devidamente matriculado, frequentar escola pública da rede estadual de ensino, e ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31 de dezembro de 2024. Além disso, também deve estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer de 5 a 9 de agosto.

O material necessário para a participação no concurso, incluindo a ficha de inscrição e a folha de redação, está disponível neste site senado.leg.br/jovemsenador. Durante a experiência da visita, os estudantes poderão simular o processo legislativo, conhecer as dependências do Senado Federal, participar de debates e até apresentar sugestões de projetos que podem virar leis.

Fonte: Agência Minas | Foto: Geraldo Majela – Senado Federal