terça-feira, abril 30, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Bolsonaro deve depor à PF nesta terça-feira sobre importunação a baleia

Ex-presidente e seu advogado, Fábio Wajngarten, são acusados de infringir regras de observação de baleias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é esperado na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, na tarde desta terça-feira (27), para depor sobre uma suposta “importunação intencional” a uma baleia jubarte em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Seu advogado, Fábio Wajngarten, também será ouvido no mesmo local e no mesmo horário.

O depoimento de Bolsonaro neste inquérito já foi adiado uma vez pela Polícia Federal, no início deste mês. Inicialmente, ele deveria ter ocorrido no último dia 7.

O episódio aconteceu em 16 e 17 de junho de 2023. O inquérito foi aberto com base em um vídeo publicado nas redes sociais em que uma moto aquática com motor ligado chega a cerca de 15 metros do animal. Era Bolsonaro quem pilotava o veículo, de acordo com investigadores. Wajngarten estava na companhia do ex-presidente, ainda segundo a PF.

Conforme a legislação brasileira, “molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo” é uma infração administrativa contra o meio ambiente. A portaria nº 117 do Ibama, de dezembro de 1996, acrescenta que “é vedado a embarcações aproximar-se de qualquer espécie de baleia com motor ligado a menos de 100 metros de distância do animal”.

O Ministério Público Federal (MPF) acompanha as investigações da PF. “Considerando que as imagens foram feitas a partir de outra embarcação e é possível identificar que há uma única pessoa na moto náutica, que está pilotando e gravando um vídeo no celular ao mesmo tempo. Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, disse a procuradora Marília Soares Ferreira Iftim.

Ministro Alexandre de Moraes

No mesmo mês, Bolsonaro ironizou a decisão do MPF de acompanhar o inquérito, Ele ainda fez um comentário gordofóbico contra o então ministro da Justiça, Flávio Dino, que tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada.

“Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério, é aquela que diz que eu queria dar golpe, mas some com vídeos”, afirmou Bolsonaro em evento do PL Mulher.

Ibama multou vereador por ‘molestar intencionalmente’ baleia em São Sebastião

Um mês após o episódio que, segundo a PF, foi protagonizado por Bolsonaro, o Ibama multou o vereador Wagner Teixeira (Avante), de São Sebastião (SP), por desrespeito às regras de observação de baleias. Ele postou nas redes sociais um vídeo que mostra a aproximação da baleia em 12 de junho de 2023. O vereador foi multado em R$ 2,5 mil por “molestar de forma intencional uma baleia” em águas jurisdicionais brasileiras.

Fonte: Jornal O Tempo / Imagem: Reprodução Rede Social