quarta-feira, julho 17, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Carnaval sem acidentes e choques elétricos: veja como curtir a folia em casa ou nas ruas

Dicas de segurança são compartilhadas para aproveitar o Carnaval com responsabilidade, priorizando a segurança em todos os momentos.

O Carnaval, uma das festividades mais aguardadas em todo o Brasil, chegou: afinal os blocos já estão nas ruas. Seja para quem vai curtir a folia na rua ou aproveitar o feriado em casa com a família, é importante ficar atento a alguns cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes e não acabar estragando o momento de alegria. Pensando nisso, o Bloquinho da Energisa já começou o seu carnaval compartilhando dicas de segurança com os foliões:

– Serpentinas de papel ou metálicas e jatos de espumas ou de água são elementos tradicionais no carnaval, mas o contato desses objetos com a rede elétrica não deve acontecer para evitar risco de choque elétrico e curto-circuito, explica a coordenadora de Operações, Luciana Acácio.

Ela orienta sobre outros cuidados neste período: “não é recomendável jogar líquidos, spray de espumas ou qualquer material na rede elétrica, pois há riscos de choque elétrico. Também é importante ficar atento à altura do trio elétrico ou do carro-som, ou qualquer outro objeto que possa vir a ser projetado, pois é necessário manter distância mínima de dois metros em relação às redes elétricas”. Decorações também devem ficar longe da rede elétrica e dos postes. Caso algo fique enrolado nos cabos de energia, não tente retirar. A proximidade com a rede elétrica pode ocasionar sérios acidentes, inclusive fatais.

Além dos cuidados na rua com os foliões, é importante redobrar a atenção no trânsito para evitar a colisão de veículos em postes, pois este tipo de acidente prejudica a população com interrupções no fornecimento de energia, inclusive hospitais. Além disso, o condutor do veículo pode sofrer consequências graves. “Bebida e outros fatores como sono, cansaço e excesso de velocidade contribuem de forma decisiva para as ocorrências de acidentes desta natureza. Reforçarmos que os motoristas estejam atentos ao volante, preservando a vida e a segurança das pessoas. Em caso de acidentes, isolar o local, acionar o Corpo de Bombeiros, o Samu e a Energisa, e sempre que possível, manter o condutor dentro do veículo para evitar choques elétricos”, orienta Luciana.

Cuidados em casa

Para quem vai aproveitar o carnaval em casa, também é preciso reforçar os cuidados, principalmente em locais que as pessoas vão utilizar extensão para iluminar os locais.  É comum que a população procure se refrescar em casa com piscinas e banhos de mangueira. Entretanto, água não combina com energia elétrica.

Esteja atento às seguintes orientações:

·         para evitar choque elétrico, ao manusear equipamentos ligados à tomada, é importante que a pessoa não esteja molhada, já que a água é um bom condutor de eletricidade;

·         atenção ao uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto com vários equipamentos ligados juntos pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica;

·         cuidado ao utilizar aparelhos celulares carregando. Confira se o carregador é certificado, e procure não mexer no aparelho quando estiver conectado à tomada;

·         em caso de cabo partido, isole o local e acione imediatamente a Energisa;

·         em casos de ocorrências com a rede elétrica, a população pode entrar em contato pelo 0800 032 0196.

Fonte e imagem: Energisa / Gerência de Comunicação