domingo, junho 23, 2024
DESTAQUEELEIÇÕESLOCAISNOTÍCIAS

Miguelzinho deve dar apoio para a pré-candidatura de Luciana Galhardo e Kadu Senra a prefeita e vice

Luciana e Kadu decidiram fazer dobradinha. Dedé, segundo amigos, se sente como um “marido traído”. PT ainda não definiu quem será candidato; Paulo Henrique segue seu caminho; Rafael Gracioli e Juninho Ribeiro percorrem bairros e encontram grande aceitação aos seus nomes.

Na semana passada, quinta-feira, dia 1º de fevereiro, o Jornal Comunicação, informativo da Rádio CPN, que conta, entre seus colaboradores, com o certamente maior responsável pela divulgação de notícias sobre o atual prefeito de Além Paraíba, noticiou que Miguelzinho iria definir quem apoiaria para sua sucessão no processo eleitoral deste ano de 2024.

Ainda no início e meados do ano passado, Miguelzinho afirmou, tanto na Câmara Municipal quanto no Programa Roda Viva da Rádio CPN, que dois pré-candidatos eram de sua preferência, no caso seu vice, José Márcio Dedé Fernandes da Silva, e o vereador Mateus Cruz, presidente da Casa do Povo. Informações de fonte segura acabaram levando ao público em geral de que Mateus desistira da corrida à sucessão municipal, ficando o nome de Dedé que parece ter sido descartado de vez por Miguelzinho que deve dar apoio a dois nomes que surgiram com a premissa de que estariam se lançando como pré-candidatos ao cargo de Chefe do Poder Executivo Municipal de Além Paraíba.

Dedé, segundo amigos pessoais e alguns correligionários, se sente como um “marido traído” já que é certo que não terá o apoio de seu parceiro de campanha, aliás, a campanha vitoriosa de 2019 em que não mediu forças, abrindo até mesmo o convívio familiar nas duras e constantes visitas, casa a casa, aos eleitores alemparaibanos.

Com relação aos dois nomes que mesmo que não oficialmente serão apoiados por Miguelzinho, um deles é o da educadora e ex-titular da Pasta da Educação na gestão de Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, Luciana Galhardo (veja no vídeo), que quando foi candidata a vice deste disputando a eleição de 2019, por várias vezes, assim como o ex-prefeito, sofreu inúmeras críticas, algumas até mesmo grotescas, dos apoiadores e do próprio então candidato a reeleição que acabou sendo o grande vitorioso naquela ocasião. O outro nome que agora dobra com Luciana é o do fisioterapeuta Carlos Eduardo Gomes Senra, o Kadu, atual diretor de Saúde da APAE de Além Paraíba que entre os seus apoiadores tem o nome da atual titular da Pasta da Educação, Tatiana Reis Gonçalves. Ambos os pré-candidatos, é o que parece, inicialmente não estariam dispostos a abrir mão da titularidade de cabeça da chapa. E é aí que entra, segundo informações de excelente fonte, o prefeito Miguelzinho, que num posicionamento idêntico ao do Rei Salomão diante de uma narrativa bíblica sobre a quem pertencia uma criança que era disputada por duas mães, fez com que os pré-candidatos aceitassem a sugestão sobre quem deveria ser o protagonista maior na disputa – em vídeo lançado em rede social na manhã desta segunda-feira (05), Luciana, tendo ao seu lado Kadu Senra, afirmou ser a pré-candidata a prefeita, com Kadu compondo sua chapa como pré-candidato a vice-prefeito.

As outras pré-candidaturas…

Enquanto o imbróglio envolvendo os nomes dos pré-candidatos já citados se transforma num verdadeiro Samba do Criolo Doido, obra do genial escritor, jornalista e compositor Sérgio Marcus Rangel Porto, mais conhecido pelo pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, outros nomes tomam conta das discussões e bate-papos entre amigos e até desafetos pelas ruas, praças, bares, botecos e botequins do município alemparaibano.

Por um lado estão os nomes dos pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores – Oberdan Moreira Rocha, Márcio Valverde e Max de Moraes, valendo ressaltar que, segundo informações oficiosas, até o dia 24 deste mês de fevereiro, terão seus nomes lançados oficialmente. Ressalta-se que oficiosamente existe a possibilidade do ex-vereador, ex-secretário de Administração e da Saúde, também ex-vice-prefeito Oberdan Moreira Rocha declinar de sua pré-candidatura a prefeito e se lançar na disputa por uma das cadeiras do Legislativo Municipal. Caso tal fato seja confirmado, Márcio Valverde, que já foi candidato sem sucesso a vereança alemparaibana, e Max de Moraes, ex-prefeito de Santo Antônio do Aventureiro, seriam os escolhidos para disputar o processo eleitoral de outubro deste ano como candidatos a prefeito e vice, o que somente será revelado quem será quem mais tarde.

Outro pré-candidato a prefeito já definido, aliás, logo após ter rompido publicamente com Miguelzinho quando deste era o vice-prefeito, tendo exercido também os cargos de secretário municipal de Educação, a seguir da Saúde no primeiro mandato do atual prefeito, é o delegado da Polícia Civil de Além Paraíba Paulo Henrique Marinho Goldstein que também foi titular na DPC Regional de Leopoldina. Em sua atuação como agente político-público na municipalidade alemparaibana titularizando as pastas da Educação e da Saúde, na segunda teve uma atuação contestada já que logo ao assumir cortou boa parte dos recursos municipais que eram destinados ao Hospital São Salvador. Os valores cortados teriam sido na ordem de R$ 150 mil mensais por um período de cerca de um ano. Registra-se também que durante o período em que foi titular da Pasta de Saúde coincidentemente surgiu a pandemia da Covid-19, um momento terrível que tomou conta de todo o planeta ceifando a vida de milhões de pessoas, em Além Paraíba pouco mais de 170, em que ele entregou a titularidade da pasta para o servidor público municipal Flávio Henrique Falcão Araujo, hoje lotado no alto escalão da Prefeitura Municipal de Volta Grande. Paulo Goldstein tem como pré-candidata a vice-prefeita a vereadora Guaraciaba Germello de Marca, a Guará das Voluntárias.

O último nome que é enumerado nesta reportagem é do médico Dr. Rafael Boubee Gracioli, ex-provedor do Hospital São Salvador, que nunca em toda sua vida teve por pretensão ser candidato a um cargo público eleitoral.

Filiado no Partido Liberal (PL), Dr. Rafael viveu um período conturbado em sua vida profissional graças a uma intervenção do Hospital São Salvador onde era provedor que foi provocada pelo atual gestor do município alemparaibano que destrói com a avidez de um vampiro a centenária instituição criada em 1908 pelo médico Dr. Paulo Joaquim da Fonseca, aliás, terceiro prefeito eleito de Além Paraíba. Vale ressaltar, a intervenção provocada por Miguelzinho e sua equipe de assessores, ao que parece tinha por cunho principal transformar a instituição hospitalar novamente em um palanque eleitoral, algo que foi eliminado desde que Dr. Rafael assumiu a sua provedoria, o que não deixou satisfeito o atual prefeito alemparaibano, responsável direto pelos inúmeros problemas que surgiram, entre estes o sucateamento e a perda da credibilidade do HSS no seu quesito principal que é o de salvar vidas.

Tal afirmativa se deve, principalmente, ao trabalho desenvolvido na instituição por ocasião da pandemia da Covid-19, aonde centenas e centenas de alemparaibanos e brasileiros que vieram de lugares longínquos em busca pela cura da doença provocada pelo coronavírus. Dr. Rafael, com a parceria de outro médico alemparaibano, Dr. Haroldo Marinho, assumiram o combate da pandemia dentro das quatro paredes do HSS e, com uma equipe formada de mais outros três/quatro médicos praticamente recém-formados, enfermeiros (as), auxiliares de enfermagem e todos os colaboradores da instituição, não cruzaram os braços e lutaram arduamente, dia-a-dia, semana a semana, mês a mês, salvando as vidas daqueles que buscaram por socorro.

O pré-candidato a vice-prefeito que acompanha Dr. Rafael Gracioli nesta árdua caminhada é o médico veterinário Dr. Aldonei Senra Ribeiro Júnior, o Juninho Ribeiro, filho do saudoso taxista Aldonei Ribeiro que em parceria com o também saudoso empresário Alvinho Zamboni criou a Festa da Criança, inicialmente no bairro Granja Três de Outubro, a seguir na Ilha do Lazareto.

Os dois pré-candidatos não medem distância em suas andanças pelos bairros e na zona rural de Além Paraíba, ora sozinhos, ora acompanhados de correligionários e seus pré-candidatos a uma das vagas da Câmara Municipal, levando uma mensagem de otimismo e, também e principalmente, de preocupação pelo atual momento em que o município alemparaibano vive.

Em suas caminhadas, Rafael e Junino Ribeiro estão recebendo boa aceitação popular aos seus nomes, reflexo da mensagem que levam à população. “Não levamos mensagem de que seremos os salvadores da pátria como certo candidato a presidência da República certa vez levou ao povo brasileiro em geral. O que temos levado é o sentimento de otimismo e também de preocupação sobre o que temos de conhecimento do atual momento em Além Paraíba, que vai merecer total dedicação e discernimento de nossa parte. Além Paraíba está na UTI, temos conhecimento disto e temos a medicação para curá-la dos muitos males que a atual gestão municipal lhe causou”, disse recentemente Dr. Rafael em conversa informal com alguns de seus apoiadores. “Passo a passo estamos conversando com os moradores de vários bairros da cidade, bem como na zona rural. Com eles conhecemos melhor os problemas de cada rua, cada bairro e localidade do município. Com eles, muitos nos oferecendo sugestões, temos certeza de que vamos transformar a realidade de Além Paraíba para um patamar mais elevado onde em primeiro lugar estará a vontade de toda população e não de uma meia-dúzia”, afirmou Dr. Juninho Ribeiro, pré-candidato a vice-prefeito na mesma ocasião.