sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Seguem abertas inscrições para uso gratuito dos espaços culturais da Energisa

Na primeira chamada foram selecionados 10 projetos em Cataguases.

A Energisa patrocina a cultura brasileira nos mais diversos cantos do país. Os espaços culturais sediados em Cataguases e Leopoldina (MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa (PB) são palcos importantes das cenas locais de arte e cultura em suas cidades e recebem centenas de atrações ao longo do ano.

Para atrair novos projetos e diversificar ainda mais a sua programação, o Instituto Energisa lançou um edital de ocupação dos seus centros culturais, que acaba de divulgar a primeira lista de selecionados para a programação deste ano. Nesta chamada, foram escolhidos 10 projetos para o Centro Cultural Humberto Mauro e o Anfiteatro Ivan Müller Botelho em Cataguases.

– A primeira chamada pública do nosso primeiro edital de ocupação estruturada foi uma agradável surpresa, pois descobrimos projetos com uma grande variedade cultural e de ideias. Todos têm em comum a questão da diversidade, a democratização do acesso e a valorização da produção regional. Temos grandes expectativas, pois os primeiros selecionados chamaram a atenção pela qualidade técnica e estética, e pela vontade dos produtores de participar e estar dentro dos centros culturais – conta Delania Cavalcante, coordenadora de investimento social do Grupo Energisa.

Dasdô e Imaculada

Um dos projetos selecionados para Cataguases é a peça teatral Dasdô e Imaculada, encenada por dois atores locais que retornam aos palcos. Dasdô e Imaculada – O Retorno é uma comédia de costumes criada por Marco Andrade e Carlos Augusto Martins. Encenada pela primeira vez há 35 anos, a peça volta à cidade em um novo episódio: o retorno das lavadeiras Dasdô e Imaculada contando suas desventuras no Rio de Janeiro e em Ribeirão Preto. Além do texto inteligente e bem-humorado, o espetáculo também conta com improvisação e participação da plateia. A peça será encenada em duas sessões – às 16h e 19h – no sábado, dia 9 de março, no Centro Cultural Humberto Mauro. Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Escrevendo com o Escritor

Outro projeto aprovado para este ano, como parte da programação do Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM), é o ‘Escrevendo com Escritor’, uma iniciativa que faz uso das mídias digitais e das artes para estimular a leitura e a escrita entre alunos da educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de escolas públicas e aproximá-los do mundo mágico dos escritores de livros. O 4º Encontrão está previsto para o mês de maio.

Edital de ocupação segue aberto para novos projetos

O edital segue aberto durante todo o ano de 2024, com chamadas trimestrais. Artistas e produtores podem enviar seus projetos a qualquer momento. Mesmo quem não for selecionado receberá um e-mail resposta informando o motivo da recusa e pode participar das próximas chamadas.

Para se inscrever, basta ler atentamente ao Edital 001/24 e seus anexos, preencher o Formulário de Inscrição e enviar a documentação necessária. Em caso de dúvidas é possível consultar o FAQ ou enviar um e-mail para o espaço que deseja realiza seu projeto.

Serviço:

Edital de seleção de ocupação gratuita dos centros culturais 2024

Período de inscrição: ao longo de 2024

Divulgação de selecionados: 30/04, 30/07 e 30/10/2024.

Inscrições: através do preenchimento de formulário

Regulamento: confira o edital completo através do link https://www.grupoenergisa.com.br/instituto-energisa

Fonte: Energisa | Fotos: Reprodução Dasdô e Imaculada