sábado, maio 25, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Ciro Gomes denuncia suposto esquema do Governo Lula envolvendo precatórios e bancos em entrevista à CNN Brasil

“R$ 93 bilhões em precatórios foram vendidos por Lula para bancos com até 50% de deságio”, afirmou Ciro Gomes; deputado pede investigação ao MP.

No último sábado (02), em uma entrevista à CNN Brasil, Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-candidato à presidência (PDT), denunciou um suposto esquema que envolve o Governo Lula, precatórios e bancos. Segundo Gomes, o escândalo teria uma magnitude maior do que o Mensalão e o Petrolão.

Ciro Gomes declarou à emissora que Lula negociou R$ 93 bilhões em precatórios com dois bancos nacionais. De acordo com ele, a aquisição ocorreu com um deságio que chegava a 50%.

“Eles [o governo] venderam os precatórios para bancos, para poucos bancos, dois bancos, que compraram esses precatórios com deságio de até 50%”, afirmou Ciro Gomes. Durante a entrevista, o ex-ministro de Lula declarou: “Isso é uma falcatrua maior que a do mensalão e do petrolão juntos”.

Seguindo o pronunciamento de Ciro Gomes, o deputado federal Nikolas Ferreira declarou que entrará em contato com o Ministério Público (MP) para que a alegação feita por Ciro Gomes seja examinada. Ele também argumentou a favor da instituição de uma CPI para apurar o caso.

“Ciro Gomes denunciou hoje à CNN um possível escândalo do Governo Lula envolvendo precatórios e bancos. Segundo ele, este escândalo seria de proporções maiores que o Mensalão e Petrolão. Diante disso, protocolarei ao MP uma representação para que as acusações sejam investigadas. Ao mesmo tempo, solicitarei informações à Ministra do Planejamento, Simone Tebet, questionando o processo de quitação integral destes precatórios. Caso a resposta não seja esclarecedora, cabe ao Parlamento avaliar por meio de uma CPI a validade destas transações”, enfatizou o deputado Nokolas Ferreira.

Fonte e foto: Portal-Site Contra Fatos