sexta-feira, junho 21, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Com previsão de chuvas fortes para a região nos próximos dias, Energisa orienta população sobre riscos elétricos

Evitar ficar exposto a céu aberto durante aproximação de temporais e manter a distância de cabos partidos estão entre as orientações para evitar acidentes.

O outono começou com um alerta para várias cidades da região: fortes chuvas com vento e risco de inundações e enxurradas em algumas localidades nos próximos dias, conforme a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes. “Na sexta-feira (22), a chegada de uma frente fria deve provocar temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento. No sábado (23), esse sistema deve apresentar comportamento estacionário sobre a região e os acumulados de chuva no período podem chegar a 300mm, ou seja, muita chuva em pouco espaço de tempo”, explica Ana Paula.

Atenta às previsões, a Energisa já mobilizou suas equipes e, assim como a Defesa Civil, está reforçando preventivamente as orientações de segurança à comunidade para evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.

O gerente de Operação da Energisa Minas Rio, Victor Rispoli, explica que, por meio do monitoramento climático, a concessionária vem acompanhando a aproximação das chuvas que, conforme a previsão, devem atingir as principais cidades de sua área de concessão entre esta sexta-feira (22) e domingo (24).

“Essas informações são imprescindíveis para que possamos nos preparar, a fim de minimizar os impactos que as chuvas e ventos fortes podem causar à rede elétrica e à população”. Isso porque os temporais podem ocasionar quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que, pela força do vento, são lançados sobre a rede elétrica, provocando o rompimento de cabos de energia, quebra e queda de postes, estragos em equipamentos e outras estruturas indispensáveis para a distribuição de energia.

Dessa forma, a distribuidora já pode colocar o seu plano de contingência em prática e, com equipes de prontidão, equipamentos extras, e se antecipar para que a resposta, caso as previsões se confirmem, seja a mais eficiente possível.

“Nosso papel neste momento é informar como estamos trabalhando e reforçar o compromisso de atuar de maneira antecipada para garantir a segurança e continuidade do fornecimento de energia na nossa região”, acrescenta o gerente.

Cuidado com a vida!

Juntamente com o trabalho operacional preventivo, Victor faz questão de frisar a importância das orientações de segurança, visando evitar qualquer acidente envolvendo a rede elétrica.

“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, explica.

Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Não use o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário.

Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar. Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente.

Se encontrar cabos partidos sobre as ruas ou calçadas, não se aproxime em hipótese alguma. Avise a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 032 0196, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa (WhatsApp) www.gisa.energisa.com.br.

No vídeo abaixo, mensagem da meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa Minas Rio…

Fonte, foto e vídeo: gerência de Comunicação Energisa Minas Rio