segunda-feira, abril 15, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Durante o ano de 2023, o Museu de História e Ciências Naturais obteve AVCB do Corpo de Bombeiros de MG

Projeto foi patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais entre novembro de 2022 a novembro de 2023.

O Museu de História e Ciências Naturais elaborou e executou em sua sede, na Estação Ferroviária de Porto Novo, o projeto para a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Além de proteger vidas, o AVCB visa minimizar danos ao patrimônio, reduzindo a probabilidade de incêndios ou garantindo que, caso ocorram, sejam controlados rapidamente.

O laudo AVCB, conhecido como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é basicamente um documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros, o qual atesta que uma vistoria foi feita e que determinada edificação atende a todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio.

O projeto envolveu toda a edificação da Estação Ferroviária de Porto Novo, protegendo desta forma, não apenas o museu, mas toda a edificação datada de 1871.

Foram realizados serviços de reforma da rede elétrica (onde ainda não havia sido realizada), troca de toda a parte de forros da estação, ampliação da área para pesquisa e arquivo do museu, com a reforma completa da torre da estação onde já esteve os escritórios da FCA/VLI, além de implementação de corrimãos dentro dos padrões para a aprovação do projeto.

Também foram realizados serviços de pintura e hidráulica na torre e no antigo escritório, além de pequenas reformas na parte de alvenaria do prédio. Além de dar acesso e visibilidade para o prédio, com a abertura em definitivo da passagem da estação, onde estão localizadas as antigas bilheterias da Estrada de Ferro Central do Brasil, que tiveram o forro totalmente recuperado e instalado iluminação.

O prédio inteiro na sua área externa, teve a sua rede elétrica substituída e instalada lâmpadas de LED, além de luzes de emergência e extintores de incêndio ABC em todo o prédio. Em 2024, o Museu vai fazer a doação de extintores BC e de Água que possui e pode ser útil em outros espaços culturais do município.

Além dos recursos do Governo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, através do FEC (Fundo Estadual de Cultura), também houve a participação da empresa FCA/VLI que doou alguns materiais de alvenaria e pintura e da Prefeitura de Além Paraíba que contribuiu com o pagamento de alguns serviços para a finalização do projeto.

Desde novembro de 2023, o Museu de História e Ciências Naturais passou a ser o primeiro espaço cultural de Além Paraíba certificado com AVCB do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Fonte e fotos: MHCN / André Borges