sexta-feira, junho 21, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTESLOCAISNOTÍCIAS

Jovem atleta aventureirense-alemparaibano é selecionado para fazer teste em clube de ponta do Leste Europeu

Lucas Zóffoli, que foi campeão da Copa da Mata Sub 17 defendendo a Seleção Aventureirense, parte de julho para a Europa onde será testado pelo GNK Dínamo Zagreb, da Croácia.

Recentemente, Leopoldina se transformou em um verdadeiro campo de sonhos para dezenas de jovens talentos do futebol brasileiro. Em 29 de janeiro último, o GNK Dínamo Zagreb, clube de renome da Croácia, desembarcou na cidade vizinha para uma realizar uma seletiva que possibilitasse revelar novas estrelas.

A iniciativa foi do agente FIFA Felipe Furtado e teve o apoio do vereador Bernardo Guedes, da Prefeitura de Leopoldina e do Esporte Clube Ribeiro Junqueira, valendo ressaltar que o evento não só oferecia aos jovens atletas leopoldinenses a chance de serem observados por olheiros europeus, mas também aos jovens das cidades vizinhas tal oportunidade foi concedida.

Mais de 80 jovens participaram de um intenso período de treinamento em busca do tão sonhado passaporte para iniciar uma carreira no futebol. Desses, 48 foram selecionados para a avaliação realizada pelos representantes do GNK Dínamo Zagreb, no sentido de escolher quem seguiria para a Europa em busca do sonho de jogar em uma equipe de elite.

O aventureirense-alemparaibano Lucas Zóffoli rumo à Europa

Entre os jovens que participaram e acabaram sendo aprovados no processo de seleção do clube croata GNK Dínamo Zagreb, está um jovem bastante conhecido principalmente no vizinho município de Santo Antônio do Aventureiro. Trata-se de Lucas Zóffoli, residente em Além Paraíba, cria da base do Democrata Mirim, que no ano passado foi campeão da Copa da Mata Sub 17 defendendo a Seleção Aventureirense.

Lucas é filho de Cristiano Zóffoli, membro de tradicional família aventureirense que deu a Além Paraíba um de seus mais competentes vereadores, o saudoso professor Welber Zóffoli, além do ex-vice-prefeito aventureirense Álvaro Zóffoli.

Em julho, o jovem Lucas estará carimbando o seu passaporte para uma temporada no país europeu, onde passará um período para avaliação. Ontem, quinta-feira (21), o jovem atleta e seu pai foram recebidos na sede da municipalidade aventureirense pelo prefeito Amaury de Sá Ferreira e o titular da Pasta de Esportes Vagner Adão, que lhe ofereceram os votos de parabéns pela conquista, bem como boa sorte nesse importante passo que poderá lhe proporcionar e conquistar o sucesso dentro das quatro linhas.

O GNK Dínamo Zagreb

O clube, que conta com nomes ilustres como Luka Modric, Zvonimir Boban, Robert Prosinecki, Dario Simic e Mateo Kovacic em sua história, tem sua academia de formação eleita como uma das seis melhores da Europa, ao lado de gigantes como Ajax, Barcelona, ​​Inter de Milão, Sporting e Arsenal. Os números impressionantes do clube, destacados pelo Observatório CIES, comprovam sua posição de destaque na formação de talentos.

Segundo os dados, o Dínamo Zagreb é a segunda equipe que mais forma jogadores para as 31 principais ligas da Europa, com 67 jogadores, ficando apenas quatro atrás do Ajax, líder nesse quesito. Além disso, é a quarta equipe que mais produz jogadores em toda a Europa, com destaque para jogadores entre 15 e 21 anos. A seleção croata, vice-campeã do Mundo em 2018, contou com 14 jogadores que tiveram sua formação no clube.

A chegada do GNK Dínamo Zagreb à Leopoldina representou não apenas uma oportunidade para jovens atletas brasileiros, mas também um marco para a cidade, que se inseriu no cenário internacional das grandes oportunidades esportivas. A expectativa foi alta, e quem sabe teremos brevemente um jovem aventureirense-alemparaibano se destacando no cenário esportivo europeu?

Boa sorte, Lucas Zóffoli…