sábado, maio 25, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Eletrobras Furnas promove oficina de produção de mudas em Sapucaia

Atividades nas imediações da UHE Simplício tiveram como objetivo favorecer o habitat do cuitelão, ave ameaçada de extinção.

A Eletrobras Furnas promoveu Oficina de Produção de Mudas em Sapucaia (RJ), na última sexta-feira (19/4), com o objetivo de favorecer a presença do cuitelão (Jacamaralcyon tridactyla) no entorno da Usina Hidrelétrica de Simplício. A espécie de ave endêmica da região está ameaçada de extinção devido à destruição de seu habitat natural. A ação faz parte do projeto ‘O que realmente importa na paisagem’, coordenada pelo Instituto Waita, e foi realizada no Ciep 285 Luiz José Daflon Gomes, em Jamapará.

Dirigida a estudantes de 12 a 17 anos e funcionários da unidade escolar, a oficina foi ministrada por instrutores e ofereceu orientações técnicas sobre o ambiente favorável para a sobrevivência do cuitelão. Abrangeu também a produção de mudas típicas da Mata Atlântica, na região próxima à usina. Os profissionais também alertaram os participantes sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e do planeta.

“É com muita alegria que, mais uma vez, promovemos atividades socioambientais para a comunidade escolar de Sapucaia. Por meio da oficina de produção de mudas, queremos compartilhar com a comunidade o nosso compromisso de preservação do meio ambiente, buscando multiplicar a conscientização sobre a necessidade de conservação das aves e da vegetação”, destacou Sandra Neves, gerente na área de Sustentabilidade da Eletrobras Furnas.

A Oficina de Produção de Mudas prevê o plantio de espécies como angico, ipê amarelo, garapeira, embaúba, ingá, taiuva, canafistula, faveiro e camboatá, todas de ocorrência da Mata Atlântica. As mudas produzidas serão plantadas posteriormente nas proximidades da UHE Simplício. O projeto “O que realmente importa na paisagem” é um estudo de seleção e manejo de habitat para persistência do cuitelão, e foi selecionado pela empresa via Edital Socioambiental 2021.

A iniciativa da Eletrobras Furnas reforça o compromisso socioambiental das empresas Eletrobras e está em conformidade com a sua política ambiental, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – vida terrestre e (ODS) 4 – educação de qualidade, pactuado junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Fonte: Imprensa Eletrobras Furnas