sábado, maio 25, 2024
ACEAPCOLUNASDESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Em novo local, Superinter da Zona da Mata reúne varejo supermercadista e a indústria fornecedora

Com foco no desenvolvimento do setor, geração de negócios e relacionamento, maior evento supermercadista da Zona da Mata será no Expominas, em Juiz de Fora, dias 17 e 18 de abril.

O Expominas em Juiz de Fora (BR 040, KM 790) será palco do maior evento supermercadista da Zona da Mata, nos dias 17 e 18 de abril. É a segunda edição na região da Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter). O evento reúne o varejo supermercadista e a indústria fornecedora, em dois dias de negócios, relacionamento empresarial e exposição de marcas numa feira com fornecedores locais, regionais e nacionais. Na edição do ano passado, a Superinter reuniu mais de 2 mil participantes, de 75 municípios, e a expectativa este ano é que esses números sejam superados. 

Além da feira, o evento é composto por atrações no auditório, com palestras técnicas e motivacionais, talk show, com muita atualização e troca de conhecimento. Entres os nomes neste ano, está o multicampeão, ex-ginasta olímpico Diego Hypólito, no segundo dia. Compõem ainda a grade de palestrantes, empresários e especialistas do setor, apresentando conteúdo de grande relevância para empresários e profissionais. 

Para o Presidente Executivo da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Antônio Claret Nametala, a Superinter oferece muitas oportunidades para empresários e profissionais que buscam se destacar no mercado. “A concorrência está aí, os custos altos também e são muitos os desafios de um setor que está sempre se transformando frente a um cliente que deseja novas experiências diariamente. Mas, há uma forma de superar tudo isso: com competência. Competência de gestão, de relacionamento e de atualização e aprendizado com quem está fazendo diferente no segmento” afirma Claret. “E isso, com certeza, estará na programação da Superinter”, completa.   

Claret destaca ainda a relevância da região do ponto de vista econômico, como sede de várias indústrias fornecedoras e empresas de supermercados. “A Zona da Mata é uma das regiões que sempre puxam para cima o crescimento e o desenvolvimento supermercadista mineiro, com a atuação de grandes e médias redes, a forte presença do pequeno varejo, além do grande trabalho das centrais de negócios. Com toda essa relevância é natural que atraia também a atenção do fornecedor, tornando assim, a Superinter um grande palco para o encontro de negócios, relacionamento e aprendizado, entre varejo e indústria”, analisa Claret. 

“A expectativa é muito grande. É o segundo ano como Superinter e agora em novo espaço com ambiente maior, mais confortável, à altura de um grande encontro de negócios”, analisa o vice-presidente Regional da AMIS, em Juiz de Fora, Álvaro Pereira Lage., aposta.

Ele convida empresários e profissionais de todo o setor e da indústria fornecedora. “O evento é nosso, da nossa região e para o nosso segmento, por isso, temos que aproveitar. Convoco a todos os supermercadistas e panificadores, todas as indústrias, prestadores de serviços e empresas de tecnologia, para juntos, fazermos desta Superinter da Zona da Mata o maior evento de todos os tempos”.

Pequenos negócios também têm espaço garantido

A área de feira da Superinter da Zona da Mata vai abrigar também participantes de um grande projeto em parceria da AMIS, o SEBRAE-MG, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). É o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), que neste ano vem com uma grande novidade: as rodadas de negócios, organizadas e conduzidas pelo SEBRAE-MG, para incentivar ainda mais as negociações.   

O CMON é um projeto de promoção de acesso de empreendedores a mercados, que visa aproximar e inserir os pequenos negócios como fornecedores do setor supermercadista e do varejo em geral. As vantagens são tanto para esses fornecedores, que conquistam canais de distribuição dos produtos, quanto para o varejo que pode passar a contar com produtos exclusivos. É também um incentivo ao crescimento econômico regional.

Esses empreendedores são agricultores familiares; associações; cooperativas e pequenas indústrias com potencial para fornecer ao varejo.

Parcerias

A Superinter  tem a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE); SEBRAE-MG, Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF); Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF).

Setor forte e essencial

Atividade essencial, o setor supermercadista mineiro opera 17.026 lojas e emprega 400.091 funcionários de forma direta. Desse quadro, 60% são jovens em sua primeira oportunidade formal de trabalho. O faturamento bruto em 2023, foi de R$ 87,58 bilhões, o que equivale a 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. O crescimento da demanda no setor foi de 3,41%.  

A Zona da Mata é uma das regiões de maior expressão no setor do estado e na economia mineira. Em 2023,

 registrou crescimento de 6,66% e recebeu 10 lojas novas do setor – sem considerar reformas, ampliações e mudanças de bandeira.  

Fonte: Associação Mineira de Supermercados – AMIS

Tel. 31 2122 – 0500 – 2122-0507/0508