domingo, maio 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Professores da rede estadual fazem nova paralisação nesta quinta-feira (11)

Movimento da categoria ocorre por falta de avanços nas negociações com Governo estadual. Professores de Além Paraíba. Parece, não estão aderindo ao movimento.

Os professores da rede estadual de ensino estão fazendo uma nova paralisação nesta quinta-feira (11). De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o movimento ocorre por falta de avanço nas negociações com o Governo estadual. A categoria realizará uma assembleia em Belo Horizonte, valendo ressaltar que uma caravana partiu de Juiz de Fora, para definir os próximos passos das reivindicações. A paralisação ocorre em todo o estado.

Há cerca de um mês, nos dias 13 e 14 de março, os professores estaduais entraram em greve por 48 horas. A categoria reivindicava o pagamento do piso salarial, de R$ 4.580,57, o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além da derrubada do veto do governador Romeu Zema (Novo) ao projeto de lei que que estendia a assistência à saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) aos servidores que se aposentarem pelo regime geral.

Conforme o Sind-UTE/MG, desde então, não teria ocorrido avanço nas negociações, com exceção de nomeações de excedentes de concursos públicos passados. Desta forma, a categoria resolveu paralisar novamente as atividades.

Segundo consulta às escolas da rede estadual de Além Paraíba, ao que parece os professores alemparaibanos estariam trabalhando normalmente.

Fonte e foto: Tribuna de Minas