domingo, maio 19, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Quase ninguém sabe, mas é para isso que servem os botões vermelho, verde, amarelo e azul no controle remoto da TV

São muitas funções diferentes dependendo do fabricante

Você provavelmente já percebeu que os controles de TVs e outros reprodutores possuem quatro botões coloridos, principalmente vermelho, verde, amarelo e azul. O que você talvez não saiba é para que eles funcionam e que possuem diversas funções que variam muito de dispositivo para dispositivo.

Porém, a origem e desenvolvimento desses botões coloridos são bastante interessantes, tornando-se até funcionais para consoles de videogame. Vamos ver qual a utilidade desses botões misteriosos – que não, não são inúteis.

Uma origem que remonta ao teletexto

Não está claro quando esses botões foram apresentados ao público. Em uma série de tópicos do Reddit é mencionado que eles foram introduzidos na era do Blu-ray. No contexto dos leitores de discos deste formato, a sua função é determinada pela marca do leitor e pelo filme ou série reproduzido.

Porém, há quem mencione que pelo menos parte destes botões são inspirados em funções que datam de 1970, com a introdução do teletexto. O teletexto acompanhou os telespectadores até a introdução massiva da internet no final dos anos 90 e início dos anos 2000. De maneira simplificada, o teletexto é exatamente o que a palavra descreve: texto na televisão.

No início da década de 1970, John Adams, um experiente designer da Philips, introduziu o teletexto e em 1974 ele foi usado pela primeira vez para o público do histórico canal britânico BBC. O teletexto permitiu aos telespectadores aceder a conteúdos adicionais dos seus programas favoritos, onde podiam encontrar informações sobre a previsão do tempo, esporte, programação do canal, notícias importantes ou mesmo dados financeiros.

Exemplo de teletexto sobre furacão no Caribe; embaixo, dá para ver que os botões coloridos poderiam ser apertados para diversas funções (Imagem: Reprodução via Xataka México)

O teletexto sobreviveu até o início dos anos 2000, mas com o surgimento total da internet, muitas de suas funções tornaram-se obsoletas. Com a evolução tecnológica, a transição foi para a HbbTV (Hybrid Broadcast Broadband TV). Esta nova tecnologia combinou a transmissão televisiva com a internet, de forma que aos botões coloridos foram atribuídas diversas funções que dependiam do canal ou do dispositivo utilizado.

O caso da HbbTV é um pouco diferente do teletexto, pois ao combinar ações inspiradas no teletexto com a internet, a sua utilidade foi muito mais diversificada. Além de conteúdos adicionais dos programas transmitidos, também podem ser ativados aplicativos, bem como funções para ativar legendasalterar idiomas ou até mesmo alternar entre o HD e a transmissão básica do canal.

Hoje em dia, os botões têm funções variadas de acordo com fabricante (Imagem: Piotr Cichosz/ Unsplash)

Utilidades variadas

Como dissemos, sem o padrão do obsoleto teletexto, hoje os botões coloridos possuem funções muito variadas. Eles são usados de maneiras diferentes dependendo dos aplicativos em que funcionem e também de acordo com cada fabricante. Se formos à documentação da TV Philips, por exemplo, encontraremos uma seção muito específica que menciona a utilidade de dois desses botões misteriosos:

  • Botão Amarelo: Ao pressionar o botão amarelo, você pode selecionar os canais favoritos e mantê-los na lista.
  • Botão Verde: Se você pressionar o botão verde, poderá ver quantos canais favoritos possui.

No caso da Sony, as funções são mais voltadas para a operabilidade na web ou nos motores de busca da televisão:

  • Botão Amarelo – Modo de entrada: este botão permite selecionar entre letras minúsculas e maiúsculas.
  • Botão Azul – ABC: este botão permite excluir caracteres, números ou símbolos.
  • Botão Vermelho – A/a: este botão permite alterar o idioma de entrada (inglês, francês ou espanhol).
  • Botão Verde – Backspace: este botão permite selecionar entre letras, números ou símbolos.

O uso de botões coloridos não se limita às televisões, mas também se aplica a dispositivos de áudio. A Bose possui um “Controle Universal”, compatível com Bose Soundbar, Bose Soundbar 500 e Bose Smart Soundbar 700, que também possui esses botões. Um manual do usuário, disponível online, lista suas funções.

  • “Características da TV a cabo/satélite: Consulte o manual de instruções da TV a cabo/satélite.
  • Funções de teletexto: Correspondem aos números de páginas, títulos ou atalhos codificados por cores de uma tela de teletexto”.

Além de mencionar o teletexto, também adicionam uma descrição oportuna destes botões:

“Os botões vermelho, verde, amarelo e azul no controle remoto correspondem aos botões de função codificados por cores em seu receptor de TV a cabo/satélite ou funções de teletexto.”

Tão diversos que você pode até jogar Xbox com eles

As botões coloridos da TV podem fazer função correspondente das cores dos botões do Xbox (Imagem: Kamil S/Unsplash)

Tudo o que foi dito acima mostra que estes botões não têm uma função universal, a utilidade é geral, no sentido de que a resposta pode ser programada como o fabricante preferir. Porém, também há quem desenhe as suas próprias funções.

Como detalhe extra, um comentário em um post do Reddit disse que conseguiu configurar um controle remoto para funcionar com um Xbox One. O resultado foi que as cores ficaram exatamente relacionadas com as cores dos botões ABXY do joystick (vermelho=B; verde=A; e assim por diante).

Então agora você já sabe, se por algum motivo perder o joystick do Xbox, ou quiser jogar Dark Souls de uma forma diferente, você pode tentar usar um controle remoto para jogar de maneira bem alternativa.

Fonte: https://br.ign.com