domingo, maio 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Em MG os usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda especializada

Equipe de psicólogos e assistentes sociais vai atuar pela internet.

Usuários de drogas e seus familiares agora podem pedir ajuda via internet, em Minas, de forma rápida e descomplicada. Equipes de psicólogos e assistentes sociais estão a postos para atendimentos especializados e orientações via WhatsApp, desde a última quinta-feira, 2 de maio.

Nesse novo serviço, disponibilizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o usuário ou sua família é acolhido e tem uma escuta especializada para ajuda em casos de tensão ou dúvida.

Além disso, a partir desse primeiro contato, no qual é feita, também, uma avaliação psicossocial, os profissionais podem sugerir e realizar encaminhamento do usuário para redes de prevenção, atenção e cuidado.

Ou seja, via aplicativo de mensagens, o usuário pode ser encaminhado para tratamento na rede de saúde, rede de assistência social, comunidades terapêuticas ou, até mesmo, para grupos de mútua ajuda, como o Alcoólicos Anônimos (AA), por exemplo. O serviço está disponível das 8h às 18h.

O atendimento via WhatsApp vem sendo testado desde janeiro deste ano e já realizou o acolhimento e/ou encaminhamento de 120 usuários de drogas e familiares.

Caso o usuário prefira o atendimento telefônico, o número para contato é o mesmo do WhatsApp: (31) 3273-6204.

Fonte: Agência Minas | Foto: Tiago Ciccarini