Dicas para economizar energia elétrica no verão
Adotar novos hábitos de consumo reduz o impacto na conta de luz.
Com a previsão de calor mais intenso para os primeiros meses de 2025, é importante adotar práticas de consumo consciente de energia. Segundo a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, a segunda quinzena de janeiro deve registrar temperaturas mais elevadas.
“Para os próximos dias, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), as temperaturas tendem a ficar amenas nas regiões de Nova Friburgo e Zona da Mata Mineira. Por outro lado, a partir do dia 15 de janeiro, a tendência indica que os termômetros devem apresentar gradativa elevação, com possibilidade de ficar cerca de 1°C a 1,5°C acima da média, que varia de 22°C a 26°C.”
Diante desse cenário, a Energisa Minas Rio orienta sobre como utilizar a energia de forma eficiente, mudando os hábitos e economizando na conta de luz. Confira:
· O dia ainda está claro? Aproveite ao máximo a iluminação natural, evitando acender as lâmpadas durante o dia e deixando as janelas abertas para a entrada da luz solar;
· Está calor? Utilize o chuveiro no modo verão, evitando a temperatura quente;
· Vai precisar ligar o ar-condicionado? Troque sempre os filtros e mantenha o ambiente fechado para evitar a troca de calor entre os espaços internos e externos;
· Precisa lavar roupas? Reserve um dia da semana para lavar todas as suas peças. Assim, você otimiza o uso da máquina e economiza energia;
· Vai usar o ferro elétrico? Passe todas as roupas de uma vez para evitar ligar e desligar o aparelho várias vezes;
· Está saindo de casa? Apague as luzes e retire os equipamentos eletrônicos da tomada, como televisores, aparelhos de som, micro-ondas e computadores.
Veja o vídeo com as dicas acessando o link https://www.instagram.com/reel/DEiJlsFvYVY/?igsh=MWQ4YTlleHltYTcyMQ%3D%3D.
Além disso, uma maneira eficiente de gerenciar o consumo de energia é acompanhar seu histórico através do aplicativo Energisa On.
Quer saber mais dicas? Acesse nossas redes sociais e o site www.energisa.com.br.
Fonte: Gerência de Comunicação Energisa Minas-Rio / Imagem: Rádio Muriaé