sexta-feira, abril 19, 2024
CULTURALOCAISNOTÍCIAS

PROJETO POPCINE – CIRCUITO DE CINEMA POPULAR

Sucesso de público em seu quarto ano de existência – 66.322 espectadores.

André Martins Borges, idealizador e diretor-executivo do PopCine.

O Projeto PopCine – Circuito Popular de Cinema está em seu 4º (quarto) ano de sucesso de público. Criado e implantado no início de 2016, desde então a sala de cinema já passou por muitas transformações e obteve entre janeiro de 2016 e setembro de 2019 um público de 66.322 espectadores, cerca de duas vezes a população de Além Paraíba. 

“Nosso foco e atender crianças e adolescentes em idade escola”, lembra o produtor-executivo e criador do projeto André Martins Borges. A cada ano o projeto cresce mais e mais e, ao mesmo tempo, a equipe responsável pelo projeto incorpora novas melhorias na sala de exibições de filmes, às vezes servindo para reuniões de instituições e sala de espetáculos de humor. Em 2018, a sala passou por uma grande reforma, onde foi ampliada a capacidade de público, trocadas as poltronas, instalado piso anti-chamas, entre outras melhorias. Agora, em 2019, a sala de cinema vai ganhar uma tela nova, com maior área de projeção, além de outras melhorias com a implantação das projeções de filmes no formato “streaming”, o que vai dar mais agilidade nos lançamentos, maior ampliação do acervo de filmes disponíveis, redução de custos das cópias e, no final, o público será o grande beneficiado.

O Projeto PopCine é o único de formação de público de cinema em toda a região da Zona da Mata Mineira, com ingressos e sessões gratuitas para estudantes, professores e a comunidade em geral.

No último dia 25 de setembro, o projeto realizou um café cultural e um bate-papo com as principais diretoras das escolas da região e as secretárias de Educação de algumas cidades circunvizinhas, onde foi apresentado os principais lançamentos de outubro, melhorias no projeto, ampliação das parcerias com as escolas, principal foco do projeto.

Desde o final de setembro, o projeto está trabalhando no projeto do seu Ano V, e também vai promover uma campanha de divulgação de seus patrocinadores de forma mais intensa nas suas sessões de cinema. Desde 2016, a Zamboni Comercial é um de seus patrocinadores, e, desde 2018, a Energisa se juntou para contribuir ainda mais neste importante projeto de cunho cultural para a cidade de Além Paraíba e região. “Estamos neste momento buscando novos parceiros para a ampliação do nosso time de patrocinadores, o que nos facilitará, em 2020, ampliar ainda mais o nosso projeto de formação de público de cinema”, salienta André Borges.

Uma das melhorias já implantadas em 2019 foram os baldes de pipoca para que o público pudesse ter uma verdadeira experiência do que é cinema. Nesta semana, entre os dias 01 e 03 de outubro, o produtor-executivo do projeto está participando, em São Paulo (SP), da EXPOCINE 2019, o maior evento da América Latina voltada à indústria cinematográfica, onde os segmentos de Exibição, Distribuição e Produção audiovisual se encontram para trocar conhecimento e fazer negócios.

Neste mês de outubro, entre os filmes em exibição, o PopCine contará com grandes sucessos deste ano de 2019, entre estes Toy Story 4; Pets – A vida secreta dos Bichos 2; Rei Leão (2019); entre outros lançamentos imperdíveis.

Alunos do Centro Educacional Andrade e Silva – 2016.

Alunos do Colégio Além Paraíba (ao fundo a Estação Ferroviária de Porto Novo) – 2016.

.