sábado, abril 20, 2024
NOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

Valadares é “Município Destaque”

A participação de Prefeitura de Governador Valadares no Prêmio Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale, sem dúvidas, é motivo de muito orgulho, pelo reconhecimento dos trabalhos de sustentabilidade desenvolvidos na cidade e região. A cidade trouxe na bagagem os troféus de “Município Destaque” e mais dois “Destaques Acadêmicos”, nas categorias aluno e professor. Com a aplicação do agregado siderúrgico, material gerado a partir da fabricação de aço pela Usiminas, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos consegue reduzir em cerca de 80% a poeira das estradas rurais da cidade e acabar com os impactos de lama no período de chuva. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Saúde de Poços conquista primeiro lugar

“Municípios com a mais completa estrutura de Serviços de Saúde e a mais alta efetividade”, este é o nome do estudo que conferiu a Poços de Caldas o primeiro lugar, dentre os municípios com melhor cobertura em saúde, com a mais completa estrutura de serviços de saúde e a mais alta efetividade considerando indicadores, parâmetros, índices de acesso e método de seleção na atenção básica, média e alta complexidade hospitalar, para população própria exclusivamente SUS. Poços de Caldas figura em primeiro lugar, com pontuação de 0,95. Na sequência vem Belo Horizonte, com 0,947 pontos. Em terceiro está Divinópolis, com 0,93, seguido de Alfenas com 0,924. Em quinto lugar aparece Muriaé com 0,919; em sexto, Uberaba, com 0,911. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Educampo é levado para produtores

Um grupo de aproximadamente 60 agricultores acompanharam no dia 5 de dezembro, o lançamento do projeto Educampo, no Sindicato Rural de Boa Esperança. O encontro foi a primeira mobilização para a implantação do Educampo naquele município. O projeto vai ser desenvolvido nos próximos meses, em parceria com o Sebrae e com o apoio da Minasul. No dia 12, o mesmo encontro aconteceu em Varginha. Da mesma forma que em Boa Esperança, a proposta é apresentar a plataforma do projeto, explicar como funciona e a importância do engajamento de todos os envolvidos para o resultado esperado. (Correio do Sul – Varginha)

Lama de Mariana provocaria infertilidade

Uma pesquisa feita pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), apontou que as comunidades atingidas pela lama de rejeitos de minério da barragem de Fundão, em Mariana, que se rompeu em novembro de 2015, estão em estado de perigo para a saúde pública. A lama teria contaminado não somente a terra e a água, mas também o ar dessas regiões e pode provocar infertilidade e aborto. O estudo foi feito em Mariana e na comunidade de Barra Longa, uma das primeiras atingidas pela lama, a 137 km de Belo Horizonte. (Portal da Cidade – Mariana)

Mutirão oferece consultas dermatológicas

A Acccom segue com o projeto “Deixa eu ver sua pele”, que objetiva o rastreio ou investigação de câncer de pele junto à população. O mutirão de prevenção ao câncer de pele é uma ação que resulta da parceria da Acccom com a Liga de Dermatologia da UFSJ, por meio da qual dermatologistas da cidade e acadêmicos de medicina da UFSJ, voluntariamente, vão oferecer consultas dermatológicas gratuitas à comunidade. O foco da ação é detectar e prevenir o câncer de pele. Caso a pessoa tenha alguma lesão que não cicatriza ou alguma pinta com característica suspeita pode comparecer ao mutirão.  (Jornal Agora – Divinópolis)

Trenzinho de natal está em Betim

Natal é tempo de celebrar a fraternidade, o amor ao próximo e passear por Betim de um jeito diferente. Sucesso de público em 2018, o Trenzinho de Natal Unimed-BH está de volta à cidade para deixar essa data ainda mais especial. A Praça Milton Campos é o ponto de embarque do Trenzinho, que começou a funcionar desde o dia 7, e vai até o dia 22 de deste mês e vai  percorrer, aproximadamente, dois quilômetros, seguindo pela avenida Governador Valadares e retornando ao local de partida. O trajeto leva, em média, 25 minutos. O passeio é gratuito. O Trenzinho de Natal Unimed-BH tem capacidade para até 75 pessoas e vai funcionar das 18h às 22h. (Tribuna de Betim)