quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUEEDITORIAL

Guerreiros (as) do HSS

EDITORIAL

Foto: Reprodução/Instagram @mjhiblenart

por Flávio Senra (*)

Em tempo de pandemia, uma gigantesca tropa de anônimos (as) vem garantindo o alento de que um final feliz brevemente irá acontecer. Trata-se do pessoal ligado aos serviços essenciais, como segurança, limpeza pública, transporte, comércio de alimentos e remédios, e os profissionais da área da saúde, em especial aos que diuturnamente enfrentam o perigo nas dependências do Hospital São Salvador, de Além Paraíba.

Essa turma formada de guerreiros e guerreiras, sempre as voltas com as dificuldades e as interrogações que surge a todo o momento, na sua maioria têm em seus rostos profundas olheiras devido às noites mal dormidas e as marcas provocadas pelas máscaras e óculos de proteção. Às vezes, não conseguem sequer comer ou ir ao banheiro, e por duas vezes sentiram o desânimo e a esperança tomarem conta de seus corpos ao constatarem que dois de seus pacientes não conseguiram sobreviver.

Não sabemos quantos são os guerreiros e guerreiras envolvidos nessa batalha insólita, nesse árduo trabalho que vem sendo capitaneado pelo médico Rafael Gracioli. Apenas podemos dizer que não importa o número, mas sim a dedicação, o sacrifício e a coragem no enfrentamento desse mal ainda desconhecido que vem ceifando a vida de centenas de milhares de pessoas mundo afora.

Até ontem, 27 de maio, segundo o Boletim Epidemiológico nº 53/2020 da PMAP,  foram 320 notificações, 96 casos em isolamento domiciliar, 11 em investigação, 40 confirmados, 63 descartados, 109 liberados do isolamento, 2 óbitos conformados, 1 óbito em investigação e, GRAÇAS A DEUS E A ELES, 26 CURADOS.

À vocês, que podem e devem ser chamados de nossos heróis, o muito obrigado em nome de todo povo alemparaibano. Parabéns pela esperança que oferecem àqueles que, infelizmente, acabam sendo obrigados a fitá-los tête-à-tête, profundamente, como a pedir o socorro que vocês, guerreiros e guerreiras, nunca negam.

MUITO OBRIGADO!!!

(*) Flávio Senra é o editor do Jornal Além Parahyba desde junho de 1993.