quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

‘Morte’ orienta moradores de Formiga sobre obrigatoriedade do uso de máscaras

Contratado pela prefeitura da cidade, personagem distribuiu máscaras na cidade onde não há multa prevista para quem descumprir a determinação; ação rendeu comentários

Por LARA ALVES | SIGA-NOS NO TWITTER @OTEMPO

A Morte
Ação aconteceu nessa quinta-feira (2) em Formiga, no Centro-Oeste de Minas
Foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação

Após a Câmara Municipal de Formiga no Centro-Oeste de Minas Gerais aprovar uma lei que determina o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos, mas sem cobrança de multa, a prefeitura do município decidiu colocar nas ruas uma personagem popular do cinema norte-americano com o objetivo inicial de orientar os moradores a respeito da importância do equipamento de proteção. Nessa quinta-feira (2), a “Morte” – cujo nome é “Ghostface” – percorreu ruas do município para distribuir máscaras a motoristas e pedestres. A ação rendeu comentários elogiosos e críticos nas redes sociais.

Alguns seguidores das páginas da prefeitura no Instagram e no Facebook, em menor número, criticaram a ação. Um deles afirmou que o gesto era desrespeitoso com “familiares que se encontram em luto” e completou que os mineiros que morreram foram vítimas de irresponsabilidade: “muitos não pediram a morte”, escreveu.

Outros cobraram medidas mais drásticas e disseram que pouco adianta a campanha, uma vez que os moradores não iriam aderir à obrigatoriedade enquanto não fosse estabelecida punição por lei para o descumprimento. “Ridículo o modo de conscientização que usaram, só prova que estamos carentes de ações enérgicas” publicou um dos leitores. 

Apesar das críticas, a campanha adotada pela prefeitura que usa a “Morte” como objeto de conscientização recebeu uma infinidade de elogios dos moradores do município. Em seus comentários, eles parabenizaram a atitude: “Legal e educativa. Dá medo e agora não fica ninguém nas ruas”, “muito criativo, parabéns” e “agora quero ver a turma sem noção sair sem máscara… olha a morte aí, gente”, publicaram três dos internautas. Procurada, a Prefeitura Municipal de Formiga declarou que a repercussão da campanha foi boa e recebeu grande apoio dos moradores da cidade. “No Instagram, apenas um comentário foi desfavorável e contestado por outros seguidores”, declarou em nota.

Segundo o município, a escolha da personagem a “Morte” para a blitz dessa quinta-feira integra um projeto maior da gestão para conscientizar os moradores a respeito da importância do uso da máscara, que se repetirá nas próximas cinco semanas às terças e quintas-feiras durante os períodos da manhã e da tarde. “A administração deu início a várias campanhas com o objetivo de conscientizar as pessoas. Uma delas foi colocar uma ‘máscara’ na estátua do Cristo Redentor, um dos cartões-postais da cidade”, pontuou.

O responsável pela construção do projeto é o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Rui Roble Palomo Júnior. Ele acredita que esta é uma forma alegre de alertar a população sobre métodos de combate à pandemia. “Na última terça-feira (30), o alerta foi feito pelo personagem de um astronauta, de maneira lúdica. Em tom divertido, ele chama atenção para o uso da máscara e para o distanciamento social”, afirmou.

Situação em Formiga

Balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicado nesta sexta-feira (3) indica que Formiga concentra 168 moradores infectados com o coronavírus. Até o momento, uma morte aconteceu na cidade em função da doença. A prefeitura anunciou que está construindo um laboratório próprio para testar pacientes com suspeita de Covid-19. 

Uma das preocupações é um surto de Covid-19 constatado na Penitenciária Regional de Formiga. Inicialmente, seis detentos diagnosticados com o coronavírus precisaram ser isolados em uma cela na enfermaria e não apresentaram outras complicações de saúde. Relatório mais recente do município aponta que nove casos foram confirmados na unidade prisional por testes e outros 29 diagnosticados por critério clínico.

Fonte: www.otempo.com.br