quarta-feira, abril 24, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Trem Rio-Minas descarrila em deslocamento para manutenção

Trem de passageiros, que aguarda inauguração, seguia de Três Rios para Recreio.

ONG Amigos do Trem, que revitaliza o trem de passageiros Rio-Minas propõe projeto de financiamento coletivo para restaurar trecho. (Reprodução)

O Trem Rio-Minas, em restauração pela ONG Amigos do Trem, descarrilou na altura do município de Volta Grande, entre Além Paraíba e Leopoldina, enquanto se deslocava de Três Rios para Recreio. De acordo com Cyntia Nascimento, presidente da entidade, uma das locomotivas estava desacoplada dos carros de passageiros e fazia testes em trechos mais deteriorados, num deles, no entanto, o trilho rompeu. “Já nos resguardávamos caso ocorresse qualquer avaria e aconteceu”, lamenta ela, apontando para um caminhão de boi que passou pelo local na última semana e desgastou a via. Acompanhando todo o processo de deslocamento, a concessionária VLI, responsável pela ferrovia, espera acoplar a composição até quarta-feira.

 “Realizamos os testes para sanar quaisquer problemas que venhamos a enfrentar no futuro”, enfatiza Cyntia. Em comunicado publicado em suas redes sociais na última semana, a organização informava que a movimentação da composição estava planejada para iniciar ainda na sexta (3). “O deslocamento faz-se necessário para a execução do Plano de Manutenção Preventiva do material rodante. A manutenção é fundamental para manter o excelente funcionamento das locomotivas e dos carros de passageiros que faz parte do Projeto Trem Rio-Minas”, explicava a nota.

Nas redes sociais, internautas questionaram a organização sobre o mau estado de conservação dos trilhos, e a entidade afirmou ter inspecionado todo o trecho. Diferentes registros dão conta da composição partindo do Rio de Janeiro e adentrando Minas Gerais, com seus vagões adesivados com diferentes publicidades. Composto por nove carros de passageiros e duas locomotivas com restaurante e lanchonete, o Rio-Minas terá capacidade para mais de 800 passageiros e aguarda trâmites finais para sua implantação, percorrendo um circuito turístico de 120km entre Cataguases e Três Rios.

Ao longo dos últimos cinco anos a ONG Amigos do Trem já cumpriu exigências da ANNTT e revitalizou os vagões, pontua Cyntia. “Temos o apoio das Prefeituras, da concessionária, da Vale e do Ministério Público”, enumera ela, apontando para a necessidade de reforma do trecho como empecilho para a inauguração do projeto. “Tem trechos muito comprometidos. Por isso vamos inaugurar por módulo. O primeiro dele é de Três Rios a Sapucaia”, anuncia. Atualmente, um projeto de financiamento coletivo espera arrecadar R$ 86 mil para a finalização do trem, custeando manutenção e reforma do trecho.

“A empresa responsável pela concessão da via, a VLI Logística, não finalizou a reforma do trecho. Há alegação que não existe recurso suficiente para a reforma e manutenção da via”, descreve a ONG na página do projeto, reconhecendo que toda a empreitada pode ter um custo maior do que o solicitado no momento. Em duas semanas, a proposta hospedada no site Vakinha foi apoiada por 17 pessoas e arrecadou apenas R$ 1.028,00.

Fonte: Tribuna de Minas