sábado, abril 20, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Edital Ministério da Economia: 350 vagas com salários de R$ 8,3 mil. Veja os cargos

Os aprovados e convocados no processo seletivo do Ministério da Economia vão trabalhar em projetos de Transformação Digital de Serviços Públicos.

Está autorizado o novo edital do Ministério da Economia (ME). O processo seletivo vai ofertar 350 vagas para a carreira de especialista em sete funções diferentes.

Os aprovados e convocados no processo seletivo do Ministério da Economia vão trabalhar em projetos de Transformação Digital de Serviços Públicos. Ainda não foram informados os requisitos para concorrer aos cargos.

No entanto, conforme a lei que regulamenta este processo seletivo do ME, as carreiras de atividades técnicas de complexidade gerencial s a profissionais de nível superior.

Vagas

Especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação-TI – 50 vagas;

Especialista em gestão de projetos – 50 vagas;

Especialista em experiência do usuário – 50 vagas;

Especialista em ciência de dados –  50 vagas;

Especialista em segurança da informação e proteção de dados  – 50 vagas;

Especialista em desenvolvimento de software – 50 vagas; e

Especialista em análise de processos de negócios – 50 vagas.

Além do nível superior de escolaridade, os candidatos também precisam ter experiência profissional superior a cinco anos ou possuir título de mestre ou doutor.

De acordo com a última atualização da Lei, a remuneração para a carreira de especialista é de R$ 8.300,00. Mas, de acordo com a portaria de autorização do processo seletivo, o Ministério da Economia ainda deve definir qual será o vencimento dos profissionais.

Edital sai em até seis meses

A previsão é que o edital do processo seletivo do Ministério da Economia seja publicado em até seis meses, o que quer dizer que a seleção deve acontecer até 8 de janeiro de 2021.

No entanto, é bem provável que o seletivo seja aberto antes disso. Tendo em vista que as últimas seleções federais (Ministério da Justiça, INSS, Prevfogo e Ibama) tiveram os editais publicados pouco tempo depois do aval do governo.

O processo de escolha da banca organizadora será iniciado e deverá ser concluído nos próximos meses, conforme anúncio da pasta.

Etapas de seleção

Os candidatos serão avaliados por meio de provas e avaliações de títulos. Os interessados podem se basear no último concurso do Ministério da Economia para estudar para o seletivo.

O certame aconteceu em 2015 quando a pasta ainda tinha o nome de Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na época foram oferecidas 556 vagas para diversos cargos.

Os candidatos tiveram que passar por provas objetivas com questões de Conhecimentos Gerais e Específicos e provas discursivas que contou com redação ou duas questões, no caso da Enap. Para a carreira em TI, os candidatos ainda tiveram que realizar também exame de títulos.

De acordo com a portaria do novo processo seletivo do Ministério da Economia, o prazo de duração dos contratos será de, no máximo, quatro anos. As contratações serão formalizadas segundo disponibilidade orçamentária.

Fonte: Ministério da Economia