sábado, abril 20, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Testes revelam 31 funcionários do Hospital de Caraguases positivos para Covid-19

Maioria é assintomática, nenhum internado e poucos têm sintomas leves da doença.

O Hospital de Cataguases começou, na última quinta-feira, 30 de julho, a testar seus funcionários para a Covid-19. No começo do dia seguinte (31), as redes sociais entraram em alvoroço com a divulgação anônima do resultado parcial destes testes. Apesar de verdadeiro o boato, a situação está longe de ser grave ou motivo de pânico. Pelo menos é o que garantem os profissionais da área que atuam no Hospital de Cataguases ouvidos pela reportagem do Site do Marcelo Lopes que foi até lá esclarecer o assunto.

A biomédica Letícia Lima Cardoso Abdo, responsável pelo laboratório de análises clínicas do Hospital de Cataguases, confirmou que 56 profissionais das UTIs Geral e Covid, além daqueles que trabalham na Enfermaria Covid foram os primeiros a serem testados, sendo que 31 resultaram positivo para a doença. Destes, completa Eloi de Oliveira Rodrigues, Gerente de Enfermagem, “noventa por cento são assintomáticos e os demais apresentaram sintomas leves. Todos foram medicados e orientados além de estarem em isolamento, obedecendo os protocolos de saúde”, explicou.

Letícia conta que apesar do número de infectados divulgado inicialmente assustar as pessoas, é preciso analisar o quadro como um todo. “Neste caso aqui do Hospital tivemos vários pacientes testados que já apresentam, inclusive, os anticorpos da doença. Ou seja: pegaram a Covid-19, não tiveram nenhum sintoma e já desenvolveram a defesa para o vírus. Isto, aliás, é o que mais ocorre, porque a maioria das pessoas não apresenta os sintomas da doença”, ressalta. Para tranquilizar ainda mais, Eloi completa dizendo que nenhum destes profissionais testados está internado no Hospital.

– O único entrave que esta situação trouxe para o Hospital foi a perda repentina de mão-de-obra, explica Máximo Barbosa Silva, Administrador do Hospital. “Como estes funcionários estão em isolamento nós estamos alterando as escalas de trabalho e os que estão na ativa se revezam para dar conta do atendimento que, graças a esta compreensão e profissionalismo, se mantém inalterado”, disse. Neste sábado, 1º, a testagem foi realizada nos profissionais do Pronto-Socorro, e reforçou: “Aqui, todos serão testados.” É importante lembrar que quanto mais testes, mais resultados positivos serão conhecidos”.

Fonte e foto: Site Marcelo Lopes