quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Comerciantes desrespeitam decreto e abrem as portas em BH neste sábado

De acordo com o protocolo estabelecido pela PBH, comércio não essencial só poderia voltar a funcionar na próxima quarta, mas alguns lojistas insistiram em abrir as portas

Por LETÍCIA FONTES

Loja de utilidades domésticas ficou cheia no centro de BH | Foto: Flávio Tavares/O TEMPO

Após três dias de funcionamento, o comércio não essencial voltou a fechar as portas em Belo Horizonte neste sábado (15). Segundo o protocolo adotado pela prefeitura da capital para conter o avanço da Covid-19, a restrição também vale para shoppings, lojas de rua, centros populares e galerias. Os estabelecimentos só poderão reabrir na próxima quarta-feira (19), mas apesar da restrição, no centro da capital, alguns lojistas insistiram em abrir e longas filas se formaram.

Nas ruas São Paulo, Carijós e Tupinambás alguns estabelecimentos de utensílios domésticos, floriculturas e sapatarias estavam permitindo a entrada de clientes. “Sábado é o dia em que as pessoas estão de folga e não estão trabalhando, o decreto não é nem um pouco inteligente”, desabafou o gerente de uma loja, que não quis se identificar. 

Na porta da Galeria do Ouvidor alguns clientes também formaram filas para a retirada de produtos. Quem se animou para sair de casa neste sábado foi o contador Luiz Camargos, de 50 anos.

“A gente toma os cuidados, mas estou esperando a semana inteira para consertar meu relógio. Em tudo quanto é lugar tem fila, então só tem que ter paciência”, contou. 

Fiscalização

Nem mesmo a poucos metros de distância de fiscais e policiais militares, alguns lojistas não se sentiram inibidos. No bairro Floresta, na região Leste da capital, lojas de instrumento musical, colchão e vestuário também estavam recebendo os clientes. “Muitos mudam o alvará e vendem algum item de necessidade básica, como alimento, aí não podemos fazer nada”, confidenciou um fiscal. 

A aposentada Maria de Lurdes Alvarenga, de 74 anos, saiu às compras neste sábado. Mesmo com medo, ela conta que saiu escondida dos filhos. “Todo mundo sai, menos eu? Também preciso fazer minhas coisas. É só tomar cuidado”, afirma. 

O que pode funcionar? 

Segundo o decreto da prefeitura, serviços de cabeleireiros, manicure e pedicures têm autorização para funcionar neste sábado (15), das 9h às 17h. Eventos na modalidade drive-in também estão autorizados a funcionar entre quinta e domingo, das 14h às 23h.

O restante do comércio poderá voltar a funcionar de quarta e sexta-feira, as lojas de rua, galerias e centros de comércio vão poder receber os clientes entre 11h e 19h. Já os salões de beleza reabrem de quinta a sexta, das 11h às 20h, e no sábado, no período entre 9h e 17h.

A fase 2 do processo de flexibilização, que ainda não tem previsão para ocorrer, prevê a reabertura dos parques públicos, como Mangabeiras e Municipal, além de bares, restaurantes, lanchonetes e museus – setores fechados há quase cinco meses. E só na fase 3 a prefeitura prevê liberar eventos, clubes, academias e clínicas de estética.

Fonte: Jornal O tempo