quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUEEDITORIAL

E começou a corrida pelas cadeiras do Legislativo Municipal…

EDITORIAL

Por Flávio Senra (*)

Que me desculpe você que, nesse momento, inicia a leitura sobre que penso que deve acontecer a partir de hoje, 27 de setembro, um domingo com Céu de Brigadeiro, até o dia 15 de novembro. Inicialmente, devo lembrar que isso vai acontecer não somente em Além Paraíba, mas em todos os municípios brasileiros, onde a maioria que vai participar desta bazófia que ora se inicia merece mais é o nosso repúdio.

Hoje foi dado o inicio da corrida eleitoral rumo aos dois maiores poderes existentes num município e no país – Executivo e Legislativo, e nosso foco por ora é direcionado ao LEGISLATIVO, onde a premissa é fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo.

É uma verdadeira corrida maluca, em dados momentos tão divertida quanto ao desenho animado que alegrou as gerações dos anos 70 e 80, que tinha entre seus participantes Penélope Charmosa, Dick Vigarista e o cachorro Muttley, Irmãos Pedra, Professor Aéreo, Barão Vermelho, Sargento Bombarda e Soldado Meekley, Quadrilha de Morte, Tio Tomás e Urso Chorão, Peter Perfeito, Rufus Lenhador e Dentes de Serra, e outros.

Em Além Paraíba, é a informação oficiosa que temos, são mais de 150 candidatos para 13 cadeiras existentes na Casa do Povo, hoje tão desacreditada que muitos a tratam de Casa da Maracutaia. São mais de 150 homens e mulheres, maior parte prometendo alhos e bugalhos, até mesmo a cura da Aids, nos dias de hoje até a vacina para acabar com o Coronavírus.

São pessoas que nunca te cumprimentaram, deram ao menos um “alô, filho da p(*)”, que a partir de agora passam a ser seus melhores amigos, oferecendo para pagar o cafezinho na padaria da esquina, quitar suas contas de luz e água, arranjar num piscar de olhos os remédios que estás tentando conseguir da rede pública faz longo tempo.

E os tapinhas nas costas, o apertar de mãos sem ao menos passar um álcool gel, a atenção que lhes dão a toda hora e lugar? Esses enchem o saco tamanha a falsidade que você reconhece, mas, como educado que és aceita com vontade de mandar o dito cujo para aquele lugar! E as promessas que fazem? Coisa de doido! Tão doido que nem o Dr. Antônio Claret, meu amigo pessoal e grande psiquiatra, é capaz de arranjar uma explicação e cura.

Não são todos, mas é o que penso, a maioria desses candidatos a uma das cadeiras da Câmara Municipal sequer sabem qual o verdadeiro papel de um vereador, e estão pensando em verdade são nas negociações que poderão ser feitas nas mesas e gabinetes ocultos, nas costuras que poderão fazer para garantir uma “bocada” para si e seus apadrinhados que seja custeada pelos cofres públicos.

Vi a lista de candidatos a vereador de nossa Além Paraíba e até de alguns municípios vizinhos. Que me desculpe a franqueza, é o que, repito, penso, qual será o verdadeiro objetivo, a intenção de boa parcela desses candidatos? Será que conhecem de fato qual o verdadeiro papel do cargo que almejam? Estou em dúvida!!!

Prezado amigo leitor, até mesmo você meu inimigo, temos 50 dias pela frente para analisar e fazer uma escolha que não nos traga mais decepções. Já de longa data, e não é só do mandato que ora vai acabar, que estamos engolindo sapos com o Poder Legislativo, tanto municipal, estadual e federal. Temos nas mãos a única arma para dar início a uma limpeza geral dentro de nossa própria casa, eliminando de vez essa curriola que se traveste de seriedade e não passa de mais um Rolando Lero (personagem da Escolinha do Professor Raimundo).

Existem bons nomes, poucos, mas existem. Tem mais joio do que trigo nesse saco, daí fique atento com aqueles que batem a porta de sua casa, lhe dão tapinhas nas costas, pagam o seu cafezinho na padaria da esquina, prometem mundos e fundos.

Um forte abraço e depois não venha me dizer que a cigana te enganou…

(*) Flávio Senra é o editor, desde 1993, do Jornal Além Parahyba